Advogado de Chico Buarque vai apresentar manuscrito de 'Roda Viva' em nova ação: 'provarmos o óbvio'

Decisão vem após pedido indeferido por juíza no Rio de Janeiro

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 10:52)
Foto do cantor Chico Buarque
Legenda: Manuscrito será apresentado como uma das provas na nova ação
Foto: reprodução/divulgação/Francisco Proner

O advogado de Chico Buarque entrará com nova ação para provar a autoria da canção "Roda Viva" pelo artista, anexando cópia do manuscrito, de discos, livros e documentação ao processo. A informação foi confirmada oficialmente pelo portal g1

A decisão foi tomada após o imbróglio de um processo no qual o artista cobrou o deputado Eduardo Bolsonaro por utilizar a música citada em uma publicação mesmo sem a autorização. 

Veja também

Entretanto, uma decisão da juíza Monica Ribeiro Teixeira, do 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital Lagoa, no Rio, indeferiu o pedido, afirmando que não havia comprovação da autoria da música.

"Apesar de o próprio Eduardo Bolsonaro, no post que fez, ter dito que a música era do Chico Buarque, ou seja, ele mesmo reconhece a autoria, e de ser um fato público e notório, vamos juntar novos documentos na nova ação", disse o advogado João Tancredo ao g1

Motivo da nova ação

Ainda conforme o advogado disse ao g1, caso entrasse com novo recurso, uma intimação teria que ser feita a Eduardo Bolsonaro, que não se encontra no Brasil, já que foi visto na Copa do Mundo do Catar. Nesse cenário, a demora seria maior.

"Prefiro encerrar essa ação e abrir outra com tutela antecipada de urgência, em que um novo magistrado terá que analisar essa tutela imediatamente e só comunicar o senhor Eduardo sobre sua decisão", complementou João Tancredo.

Anteriormente, na primeira ação, Chico pedia a retirada da música, indenização de R$ 48 mil e uma sentença condenatória na mesma rede social do post.

Assuntos Relacionados
Uma multidão festiva do bloco
Ana Beatriz Caldas, Diego Barbosa, João Gabriel Tréz, Lorena Cardoso
14 de Fevereiro de 2026