Iraguassú Filho deve assumir presidência do PDT Fortaleza com saída de Roberto Cláudio
Nova composição da sigla deve ser anunciada nos próximos dias, com a oficialização pela Justiça Eleitoral
O secretário-executivo da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e ex-vereador de Fortaleza, Iraguassú Filho, assumiu a direção municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na capital cearense após a saída do ex-prefeito Roberto Cláudio — e, consequentemente, do comando do órgão partidário. A informação foi antecipada pelo PontoPoder na terça-feira (24) e oficializada na quarta-feira (25).
A escolha pelo ex-vereador para assumir a presidência, em caráter de comissão provisória, teria partido do entendimento de que seria um nome necessário para manter relação próxima com o Governo Municipal.
Veja também
Além do ex-parlamentar e “número dois da Seuma”, a estrutura do diretório contará com nomes com mandato na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e outros filiados próximos ao presidente do diretório estadual, o deputado federal André Figueiredo.
Nesta segunda-feira (23), Iraguassú Filho participou de uma reunião com Figueiredo e os parlamentares pedetistas que integram a base do prefeito Evandro Leitão (PT) na Câmara Municipal.
Numa foto do encontro, publicada nas redes sociais, aparecem os vereadores Adail Junior, Gardel Rolim, Jânio Henrique, Kátia Rodrigues (licenciada), Luciano Girão, Marcel Colares e Paulo Martins.
Na legenda da publicação, André Figueredo indicou que o momento dava “continuidade ao diálogo com os vereadores”. Na pauta, conforme o texto, estavam “novas ideias para o desenvolvimento de Fortaleza” e o alinhamento do “posicionamento em relação à gestão do prefeito Evandro Leitão”.
O novo presidente do PDT Fortaleza exerceu a função de líder do ex-prefeito José Sarto entre dezembro de 2023 e o fim do ano passado e apoiou Evandro no segundo turno das Eleições de 2024.
Entre os membros da legenda, Iraguassú integra uma ala que defendeu uma reaproximação da sigla com o Partido dos Trabalhadores (PT) ao nível estadual e a participação na base do chefe do Executivo fortalezense — posições que se concretizaram neste ano.
Além de já ter ocupado cadeira na CMFor por duas legislaturas, o escolhido foi titular da antiga Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra) na Gestão Roberto Cláudio e também exerceu o cargo de presidente do Conselho de Assistência Social do Município de Fortaleza (CMAS) entre 2013 e 2015.
Oficialização
Nesta quarta-feira (25), a Justiça Eleitoral publicou o quadro completo de integrantes da Executiva do PDT Fortaleza, oficializando Iraguassú no comando do partido.
Na certidão da composição, constam os seguintes políticos:
- Iraguassú Filho — presidente
- Katia Rodrigues — vice-presidente
- Maruska Cruz — secretária
- Ricardo Baima Filho — tesoureiro
- Adail Junior — membro
- Cleane Silva — membro
- Gardel Rolim — membro
- Jânio Henrique — membro
- Karla Mota — membro
- Luciano Girão — membro
- Marcel Colares — membro
- Maria Cristina Barbosa — membro
- Paulo Martins — membro
- Raimundo Filho — membro
- Roberto Viana Jr. — membro
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.