Saiba como encerrar a conta poupança social digital da Caixa

Segundo a Caixa, foram abertas mais de 107 milhões de poupanças sociais digitais para pagar benefícios como o auxílio emergencial e o saque do FGTS

Escrito por Redação ,
Caixa Tem
Legenda: Usuários do Caixa Tem terão crédito de até R$ 3 mil
Foto: Antonio Salaverry / Shutterstock.com

A Caixa Econômica Federal abriu, automaticamente, contas poupanças sociais digitais para os beneficiários de programas do governo federal, sem que precisassem ir ao banco. No entanto, caso o usuário deseje encerrá-la, é obrigatório procurar uma agência bancária.  

De acordo com a Caixa, foram abertas mais de 107 milhões de poupanças sociais digitais para pagar benefícios como o auxílio emergencial e o saque emergencial do FGTS. Em 2020, foram creditados cerca de R$ 292,9 bilhões para 67,9 milhões de pessoas no Brasil. 

Veja também

Veja como encerrar a conta  

A melhor maneira de encerrar uma conta é solicitando por escrito ao banco. Além disso, é preciso guardar uma cópia do requerimento para servir de comprovante em caso de futuras cobranças indevidas. 

Após a solicitação, a instituição financeira deve encerrar a conta em até 30 dias, segundo o Banco Central. Vale lembrar que a solicitação de encerramento pode ser feita em qualquer agência do banco. 

As instituições podem ainda oferecer um formulário específico para o encerramento da conta.  

Conta não pode ter débitos 

O trabalhador também precisa se atentar quanto ao saldo devedor ou débitos de obrigações contratuais que o correntista mantenha o banco. Dessa forma, a conta poupança social digital não pode ser encerrada enquanto existir pagamentos vinculados à conta.  

Caso isso ocorra, a conta permanece ativa, mas o consumidor tem o direito de solicitar a suspensão do pacote de tarifas, mantendo a conta com serviços essenciais para impedir novas cobranças. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados