Novo decreto no Ceará amplia horário do comércio nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral

Restaurantes, atividades econômicas e academias entram na flexibilização em 100 cidades

Escrito por Matheus Facundo , matheus.facundo@svm.com.br
Pessoas circulando no Centro de Fortaleza na reabertura do comércio após decreto
Legenda: Novo decreto, que vale a partir de segunda (17), amplia horário de funcionamento do comércio nas regiões de Fortaleza e Sobral
Foto: Fabiane de Paula

O governador Camilo Santana anunciou que novo decreto vai ampliar o horário de funcionamento das atividades econômicas, como comércio e restaurantes, nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral.

As demais regiões (Cariri, Sertão Central e Vale do Jaguaribe) ficarão com as medidas atualmente em vigor, devido à preocupação com os números da Covid-19. 

Anúncio foi realizado em live na noite desta sexta-feira (14). Apesar da diminuição geral de casos e óbitos no Estado, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 decidiu regionalizar a flexibilização por segurança.

O decreto anunciado vale a partir da próxima segunda-feira (17) e atinge 100 municípios cearenses: 56 na região de Sobral e 44 na da Capital. 

NOVOS HORÁRIOS PARA AS REGIÕES DE FORTALEZA E SOBRAL

Valem a partir de segunda (17), todos os dias da semana

  • Comércio de rua: 10h às 19h
  • Comércio em shopping: 12h às 21h
  • Restaurantes: 10h às 21h (com capacidade de até 50%)
  • Academias: Até as 21h
  • Toque de recolher: 22h às 5h (em todo o Estado)

Veja também

O novo decreto autoriza ainda a prática de esportes individuais em clubes, escolinhas de esportes e areninhas. Para escolas e instituições de ensino superior, serão permitidas aulas práticas e atividades extracurriculares, além de cursos de música, informática, idiomas, entre outros.

MUNICÍPIOS DA MACRORREGIÃO DE FORTALEZA:

Acarape, Amontada, Apuiarés, Aquiraz, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Beberibe, Capistrano, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, General Sampaio, Guaiuba, Guaramiranga, Horizonte, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Maracanaú, Maranguape, Miraíma, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, Pindoretama, Redenção, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama

MUNICÍPIOS DA MACRORREGIÃO DE SOBRAL:

Ararendá, Acaraú, Alcântaras, Ararendá, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Cariré, Carnaubal, Catunda, Chaval, Coreaú, Crateús, Croatá, Cruz, Forquilha, Frecheirinha, Granja, Graça, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibiapina, Independência, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Irauçuba, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Nova Russas, Novo Oriente, Pacujá, Pires Ferreira, Poranga, Quiterianópolis, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Benedito, Senador Sá, Sobral, Tamboril, Tianguá, Ubajara, Uruoca, Varjota, Viçosa do Ceará

Indicadores da Covid-19 em redução

De acordo com o Dr. Cabeto, secretário da Saúde do Ceará, a taxa de positividade de exames da Covid no estado reduziu "significativamente" em Fortaleza, mas permanece elevada em outros municípios do Interior. 

As tendências de redução de atendimentos em emergências e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) permanecem no Estado, assim como a diminuição na letalidade da doença.

Internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ainda permanecem altas, mas isso se deve ao tempo médio de internação na segunda onda, que está consideravelmente maior do que na primeira. 

"Há uma tendência de redução de óbitos. Isso é bom, mas significa que temos que manter essas medidas anunciadas pelo comitê com muita responsabilidade. Depende da colaboração de todos", pontuou, Cabeto, durante live de anúncio do decreto.

VEJA O ANÚNCIO:

Decreto anterior

Após alguns relaxamentos no isolamento social, na semana passada, o Governo havia recuado da ampliação do horário das atividades.

Conforme o governador, o motivo foi a preocupação com a alta positividade de exames que diagnosticam a Covid-19, indicando que circulação viral ainda está disseminada em todo o território do Estado. Com isso, não houve mudanças no texto, que vale até este domingo (16).

Anunciado em 30 de abril, o decreto em vigor permitiu a abertura das atividades econômicas e religiosas nos fins de semana no Ceará.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados