Internet 5G pode chegar a mais 67 municípios do Ceará e outras regiões do Brasil; veja lista
Com a atualização, o número de localidades que poderão receber a internet de altíssima velocidade chegará a 3.079 no Brasil
As empresas de telecomunicações que já adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz — frequência por onde é transmitida a tecnologia de alta velocidade — estão liberadas, a partir desta segunda-feira (4), a solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) licenciamento e ativação de estações de 5G em mais 623 municípios do Brasil.
No Ceará, são 67 cidades que poderão receber o licenciamento, caso a prestadora de serviço envie a solicitação à Anatel. Em fevereiro, 18 cidades cearenses já tinham tido sido inseridas na lista da Anatel.
No entanto, como ressalta a agência, a liberação da faixa não significa que redes 5G serão instaladas de imediato nas localidades. Na realidade, "a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora".
Veja também
Municípios do Ceará que poderão receber 5G a partir desta segunda (4)
- Abaiara
- Acaraú
- Altaneira
- Amontada
- Apuiarés
- Aracoiaba
- Aratuba
- Assaré
- Aurora
- Barreira
- Barro
- Baturité
- Bela Cruz
- Brejo Santo
- Capistrano
- Caridade
- Cariús
- Choró
- Crateús
- Cruz
- Farias Brito
- Frecheirinha
- General Sampaio
- Graça
- Granja
- Granjeiro
- Guaramiranga
- Hidrolândia
- Ibaretama
- Iguatu
- Itaiçaba
- Itapajé
- Itapipoca
- Itapiúna
- Itarema
- Jaguaruana
- Jardim
- Jati
- Limoeiro do Norte
- Mauriti
- Milagres
- Moraújo
- Mucambo
- Mulungu
- Nova Olinda
- Ocara
- Pacoti
- Pacujá
- Palmácia
- Paramoti
- Penaforte
- Pentecoste
- Pires Ferreira
- Porteiras
- Quixadá
- Quixeramobim
- Quixeré
- Redenção
- Reriutaba
- Russas
- Santana do Cariri
- Tabuleiro do Norte
- Tejuçuoca
- Tianguá
- Uruoca
- Varjota
- Viçosa do Ceará
Celulares que aceitam 5G
Não são todos os modelos de smartphones que possuem tecnologia 5G. Segundo a Anatel, somente 109 tipos de aparelhos foram certificados e homologados pela agência por executarem a nova geração de internet móvel de altíssima velocidade.
Troca de antenas parabólicas tradicionais
Quem recebe as transmissões da TV Aberta através da antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências, já que a tecnologia 5G pode gerar distorção na transmissão do sinal para o objeto.
Veja também
Beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).
A Anatel destaca que é fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.