Inovação no esporte: Ceará Sporting Club lança projeto de apoio a startups
Inscrições vão até o dia 16 de novembro. Startups selecionadas passarão três meses na sede do clube recebendo mentoria
O Ceará Sporting Club está com inscrições abertas para startups interessadas em desenvolver soluções ou que já tenham produtos que atendam às necessidades do time. O programa terá duração de três meses e os interessados podem se inscrever até o dia 16 de novembro. Após o período de inscrição, as startups selecionadas pelo clube ficarão incubadas na própria sede do time.
A incubação de uma sturtup tem como objetivo fortalecer e aprimorar empresa e projeto para a sua sobrevivência e sucesso no mercado. Durante a incubação na sede do Ceará, as empresas contarão com a mentoria da empresa parceira do projeto, a Enzima, do Grupo Pluri, da área de consultoria de inovação no esporte e no entretenimento e aceleração de startups. A iniciativa conta ainda com o apoio do fundo de investimentos focado em startups de esporte no Brasil Outfield Capital.
O diretor de Marketing e Comunicação do Ceará Sporting Club, Lavor Neto, explica que a viabilidade dos projetos será avaliada ao longo desses três meses. "Nós vamos incubá-los e fazer um ecossistema de startups na nossa sede. Se for atestada a viabilidade daquele projeto, existe a possibilidade de o próprio clube ou a aceleradora ou o fundo parceiro investir na ideia", detalha.
Conforme Lavor Neto, critérios como a viabilidade tecnológica, financeira e a assertividade da startup na entrega da solução da qual o Ceará Sporting Club precisa vão ser critérios importantes para definir se aquele projeto vai ou não ser adotado e receber o aporte financeiro.
Necessidades do clube
As necessidades mapeadas estão nas áreas de produção de conteúdos em vídeo, mídias sociais, streaming, estádio inteligente (modernização do atendimento ao torcedor, especialmente na área de consumo de alimentos, sustentabilidade, tecnologia para modernização do patrimônio histórico do clube, comunicação interna e portfólio de produtos.
Batizado de Vozão Conecta, o projeto é inspirado em estratégias adotadas no futebol europeu e asiático. O time é o primeiro do Brasil a ter um programa voltado para startups.
Não há uma quantidade específica de startups a serem selecionadas, de acordo com Lavor Neto. "Nós queremos fomentar esse ecossistema das startups, transcendendo a pauta do futebol", arremata o diretor de Marketing do clube. As inscrições podem ser feitas pelo site do projeto. Startups de toda a América Latina podem se candidatar.