Governo do Ceará assina mais um memorando de entendimento do hub de hidrogênio verde
Este é o 18º acordo fechado para a planta do hub. Novos acordos devem ser fechados ao longo de maio
A governadora Izolda Cela assinou, nesta sexta-feira (29), mais um Memorando de Entendimento para produção de Hidrogênio Verde no Ceará. A informação já havia sido antecipada pelo Diário do Nordeste.
Este é o 18º acordo fechado para a planta do hub, desta vez com a empresa Nexway, do grupo Comec. Não foi divulgado o valor do investimento nem quantas vagas de emprego devem ser geradas.
Veja também
“Nós desejamos que seja um projeto de sucesso, pois aqui no Ceará nós temos feito um trabalho concentrado e uma ação sistêmica para nos firmarmos como um hub de Hidrogênio Verde nesse momento de transição energética mundial”, disse a governadora Izolda.
“Estamos muito entusiasmados com a receptividade do Ceará. É um momento único e vamos de fato iniciar a construção. Não é um momento de projeto-piloto e sim de executarmos um projeto de médio e grande porte”, afirmou o presidente da Nexway, Marcel Haratz.
Novos memorandos
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, outros dois protocolos estão prontos e devem ser agendados em breve.
Além disso, outras quatro empresas estão sendo trabalhadas para compor o hub de hidrogênio.
A previsão é de que, até o fim do mês de maio, oito memorandos de entendimento do hub sejam assinados pela governadora.
Armazenamento de energia
Outro memorando de entendimento também foi assinado hoje, com a empresa suíça Energy Vault SA, que fornece tecnologia de armazenamento gravitacional de energia.
“Nosso projeto trará uma solução inovadora pra cadeia de energias renováveis. Nós vamos armazenar energia, um elo que faltava na cadeia para suprir demandas desse setor”, disse o presidente da EV Brasil.
Veja as empresas que já assinaram memorando de entendimento com o Governo do Estado:
- Enegix Energy
- White Martins
- Qair
- Fortescue
- Eneva
- Diferencial
- Hytron
- H2helium
- Neoenergia
- Engie
- Transhydrogen Alliance
- Linde
- Total Eren
- AES Brasil
- Cactus Energia Verde
- Casa dos Ventos
- H2 Green Power
- Nexway