Fortaleza e Caucaia estão entre as 100 melhores cidades grandes para viver no país, aponta estudo

Entre as áreas analisadas, Fortaleza teve sua melhor posição em Saúde e Caucaia em Educação

Escrito por Redação ,
Vista aérea de Fortaleza
Legenda: A capital cearense ficou em 4º lugar dentre as cidades do Nordeste, ficando atrás de Petrolina (PE), Vitória da Conquista (BA) e Campina Grande (PB)
Foto: Nilton Alves

Fortaleza e Caucaia aparecem em 55º e 83º lugares, respectivamente, no ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal, que classificou as 100 maiores cidades do Brasil segundo quesitos como educação, saneamento, saúde e segurança. A pesquisa é da Consultoria Macroplan.

Veja também

No ranking geral, Fortaleza ficou com uma taxa de 0,630, em uma escala que vai até 1,000. Já Caucaia, ficou com 0,571. A capital cearense ocupa o 4º lugar entre as cidades do Nordeste, ficando atrás de Petrolina (PE), Vitória da Conquista (BA) e Campina Grande (PB).

Confira ranking

1º - Maringá, PR 

2º - Jundiaí, SP 

3º - São José do Rio Preto, SP 

4º - Piracicaba, SP 

5º - São José dos Campos, SP 

6º - Franca, SP 

7º - Curitiba, PR 

8º - Taubaté, SP 

9º - Campinas, SP 

10º - Vitória, ES  

55º - Fortaleza, CE 

83º - Caucaia, CE 

Capital ganha posições

O município de Fortaleza permanecia na mesma posição desde 2009 e ganhou 11 posições na comparação com o último ano. Entre as quatro áreas analisadas, Fortaleza teve sua melhor colocação em Saúde, ficando na 38ª posição. Nas outras áreas, a cidade ficou com a 40ª posição em Educação, 62ª em Segurança e 78ª em Saneamento e Sustentabilidade.  

Na última década, Fortaleza melhorou sua posição no ranking em 2 áreas e perdeu posições em 2 áreas: Educação (+19 posições); Saúde (+24 posições); Segurança (-5 posições); e Saneamento e Sustentabilidade (-26 posições). 

Índice de Desafios da Gestão Municipal elaborado pela consultoria Macroplan
Legenda: Fortaleza teve sua melhor posição em Saúde, ficando na 38ª posição

Caucaia se destaca em Educação

município de Caucaia perdeu 20 posições na década e perdeu uma posição na comparação com o último ano, ficando em 83º lugar. Entre as quatro áreas analisadas, Caucaia teve sua melhor posição em Educação, ficando em 46º. Nas outras áreas suas posições foram de 48ª em Saúde, 93ª em Saneamento e Sustentabilidade e 97ª em Segurança.  

Na última década, a cidade melhorou sua posição no ranking em uma área e perdeu posições em três: Educação (+10 posições); Saúde (-20 posições); Segurança (-47 posições); e Saneamento e Sustentabilidade (-5 posições). 

Índice de Desafios da Gestão Municipal elaborado pela consultoria Macroplan
Legenda: Caucaia teve sua melhor posição em Educação, ficando em 46º

Impactos na saúde 

De acordo com o estudo, 55 das 100 localidades mapeadas tiveram queda nas taxas de saúde. Um exemplo disso é Campina Grande (PB) que perdeu 31 posições no ranking, passando do 49º para o 80º lugar. De acordo com os coordenadores do estudo, a crise de 2020, provocada pelo novo coronavírus, deve aprofundar as desigualdades nacionais. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados