Confira calendário da restituição do Imposto de Renda 2021
Pagamento do 2º lote de restituição do IR 2021 está previsto para o próximo dia 30
A Receita Federal efetuou o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021 no dia 31 de maio, e o segundo está previsto para o dia 30 de junho. O dinheiro é depositado na conta informada no ato da declaração do IR.
O cronograma de pagamentos dos lotes de restituição foi mantido mesmo com a prorrogação do prazo de entrega da declaração. A Receita Federal espera concluir o pagamento de todas as restituições até setembro.
Veja também
Confira o calendário de restituição do imposto de renda 2021
As restituições serão pagas em cinco lotes, assim como ocorreu no Imposto de Renda 2020. Confira as datas de cada lote:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 30 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Como é realizado o pagamento da restituição?
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se por algum motivo o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo site, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
E se eu não resgatar o valor da restituição em até um ano?
Após um ano, se o resgate não foi feito, deverá ser solicitado por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, disponível no e-CAC. O prazo para pedido de pagamento de restituição na Receita Federal é de 5 anos.
Cerca de 390 mil contribuintes ainda não receberam a sua restituição de 2020 em razão de pendências em suas contas bancárias e têm saldo disponível para resgate ou reagendamento junto ao Banco do Brasil.
Existe prioridade no pagamento de restituição?
Sim, a prioridade de restituição é destinada aos contribuintes idosos, com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.