Veja onde encontrar atendimento de saúde mental na rede pública de Fortaleza

A busca por serviços especializados deve começar na Atenção Primária à Saúde, onde o paciente será encaminhado para um CAPS.

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Paciente gesticula enquanto fala durante sessão com psicóloga, que o observa e faz anotações em um papel.
Legenda: O município dispõe de CAPS Geral, Infantil e Álcool e Outras Drogas, além de Unidades de Acolhimento, leitos psiquiátricos e psicossociais em hospitais gerais e Serviços Residenciais Terapêuticos.
Foto: Studio Romantic/Shutterstock

A rede pública de saúde mental de Fortaleza conta com equipamentos para atender diferentes perfis e graus de sofrimento psíquico. Os serviços oferecem cuidado por meio de acolhimento, atividades coletivas, visitas domiciliares, ações de arte e cultura, ações de práticas integrativas e complementares, assistência farmacêutica e atendimentos individuais em clínica médica, psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, enfermagem e serviço social.

O acesso deve começar, preferencialmente, pela Atenção Primária à Saúde, onde a equipe de saúde pode encaminhar os pacientes para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), porta de entrada para o acolhimento inicial.

O município dispõe de CAPS Gerais, infantojuvenis ou voltado a pessoas em uso problemático de substâncias psicoativas, os chamados CAPS Álcool e Outras Drogas (Caps AD). Além deles, a rede conta com Unidades de Acolhimento (UA), leitos psiquiátricos e psicossociais em hospitais gerais e Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT).

Veja também

Veja o endereço dos equipamentos na tabela abaixo.

 

 

 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados