Vacina contra gripe em 2022 inclui imunização contra cepa H3N2

A variante provocou um surto de casos da doença no fim do ano em todo o País

Escrito por Redação ,
Legenda: De 20 a 30% das crianças e 10% dos adultos são acometidos pela Influenza anualmente, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)
Foto: Kid Júnior

Causada pelo vírus Influenza de alta taxa de transmissibilidade e de alta capacidade de mutação, a gripe é uma doença mais difícil de ser combatida. Tendo isso em vista, faz-se necessária a vacinação todos os anos. 

Em 2022, a novidade para as vacinas contra a gripe é uma atualização na sua fórmula, incluindo a defesa para a cepa H3N2 Darwin, que no final de 2021 provocou surto de gripe no Brasil.

Veja também

A especialista em vacinas Dra. Ellana Ribeiro recorda que a chegada da variante Darwin trouxe preocupação no fim do ano ao provocar um aumento no número de casos significativo em todo o Brasil.

“A nova vacina que chega para a campanha contra a gripe em 2022 traz essa atualização, então a gente pode dizer que a nova vacina é diferente da do ano passado. Por isso é importante que todos busquem a vacinação em 2022”, reforça.

A médica lembra que, apesar de ainda ser nova, os sintomas da H3N2 Darwin são bem conhecidos e quase não difere das outras cepas:

  • Febre alta no início do contágio
  • Inflamação da garganta
  • Calafrios
  • Perda de apetite
  • Irritação nos olhos
  • Vômito
  • Dores nas articulações
  • Tosse
  • Mal-estar
  • Diarreia

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e as crianças geralmente são as mais suscetíveis.

“Como o nosso sistema imunológico não estava preparado para a nova cepa, não havia vacina, muitos foram acometidos pela gripe. E em época de pandemia, se torna ainda mais importante que as pessoas se protejam”, completa a médica.

Duas doses

Ribeiro reforça que, apesar de todas as idades deverem procurar a vacina contra a gripe, é necessária atenção  e aplicação diferente para as diferentes faixas etárias.

As crianças que têm entre 6 meses e 9 anos incompletos, por exemplo, devem tomar duas doses na primeira vez em que forem vacinadas, a chamada primovacinação, com intervalo de um mês.

A partir dos 9 anos, crianças, adolescentes, adultos e idosos só precisam de uma dose única anualmente.

Tri e Tetravalente

A vacina contra gripe é encontrada em duas versões diferentes, ambas aplicadas de forma intramuscular.

A versão trivalente previne contra três cepas (duas do vírus A e uma do vírus B) e pode ser encontrada na rede pública de saúde.

Já a quadrivalente contra quatro cepas (duas do vírus A e duas do vírus B) e é disponibilizada apenas na rede privada.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados