Prefeitura de Caucaia anuncia volta das catracas em ônibus da cidade; entenda
Equipamentos haviam sido retirados em 2024, quando o programa “Bora de Graça” completou 3 anos
Usuários do transporte público de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, voltarão a conviver com as catracas nos ônibus, menos de um ano após a retirada dos dispositivos. O anúncio foi feito pela prefeitura da cidade na segunda-feira (16). A gestão garantiu que o passe-livre será mantido.
As catracas haviam sido retiradas dos ônibus de Caucaia em 2024, quando o programa “Bora de Graça”, que garante gratuidade integral das tarifas de transporte, completou três anos.
O retorno dos equipamentos, segundo a prefeitura, ocorre para possibilitar “um estudo técnico para levantar dados precisos sobre o sistema de transporte coletivo no município”.
Veja também
“A iniciativa tem como objetivo dar mais transparência aos custos operacionais e subsidiar melhorias no serviço, mantendo o compromisso com a gratuidade para quem mais precisa”, garante a gestão, em publicação oficial.
A Prefeitura de Caucaia reforça que “a medida é exclusivamente técnica e permitirá o monitoramento do número real de passageiros transportados diariamente”.
“O uso das catracas será um instrumento de controle e fiscalização para garantir mais transparência em relação aos custos financeiros do sistema, que atualmente opera sem fornecer dados consistentes que justifiquem os gastos ou orientem a formulação de novas políticas públicas na área”, destaca a administração.
Menos veículos
Em janeiro deste ano, o Diário do Nordeste repercutiu o anúncio sobre a continuidade do programa Bora de Graça – instituído pelo ex-prefeito de Caucaia, Vitor Valim, em 2021 – pelo atual gestor, Naumi Amorim.
Por outro lado, na ocasião, a prefeitura comunicou uma redução de cerca de R$ 1 milhão no custeio mensal da iniciativa, o que geraria uma redução de 16 veículos na frota de ônibus disponível para operar o serviço.
Em nota enviada à reportagem em janeiro, a Empresa Vitória informou que o acordo anterior garantia a circulação de 70 ônibus em períodos regulares e de 62 em períodos de férias escolares. Com a reavaliação do serviço, a frota diminuiu para 54 veículos.