Prefeitura de Caucaia anuncia volta das catracas em ônibus da cidade; entenda

Equipamentos haviam sido retirados em 2024, quando o programa “Bora de Graça” completou 3 anos

Escrito por
Redação ceara@svm.com.br
Imagem mostra quatro ônibus estacionados em pátio da Prefeitura de Caucaia. Os veículos têm as cores vermelha, amarela e branca, e mostra o letreiro Bora de Graça, nome de programa de passe-livre municipal.
Legenda: Ônibus de Caucaia, que têm passe-livre desde 2021, voltam a ter catraca para controle do número de passageiros
Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Usuários do transporte público de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, voltarão a conviver com as catracas nos ônibus, menos de um ano após a retirada dos dispositivos. O anúncio foi feito pela prefeitura da cidade na segunda-feira (16). A gestão garantiu que o passe-livre será mantido.

As catracas haviam sido retiradas dos ônibus de Caucaia em 2024, quando o programa “Bora de Graça”, que garante gratuidade integral das tarifas de transporte, completou três anos. 

O retorno dos equipamentos, segundo a prefeitura, ocorre para possibilitar “um estudo técnico para levantar dados precisos sobre o sistema de transporte coletivo no município”. 

Veja também

“A iniciativa tem como objetivo dar mais transparência aos custos operacionais e subsidiar melhorias no serviço, mantendo o compromisso com a gratuidade para quem mais precisa”, garante a gestão, em publicação oficial.

A Prefeitura de Caucaia reforça que “a medida é exclusivamente técnica e permitirá o monitoramento do número real de passageiros transportados diariamente”.

“O uso das catracas será um instrumento de controle e fiscalização para garantir mais transparência em relação aos custos financeiros do sistema, que atualmente opera sem fornecer dados consistentes que justifiquem os gastos ou orientem a formulação de novas políticas públicas na área”, destaca a administração.

Menos veículos

Em janeiro deste ano, o Diário do Nordeste repercutiu o anúncio sobre a continuidade do programa Bora de Graça – instituído pelo ex-prefeito de Caucaia, Vitor Valim, em 2021 – pelo atual gestor, Naumi Amorim.

Por outro lado, na ocasião, a prefeitura comunicou uma redução de cerca de R$ 1 milhão no custeio mensal da iniciativa, o que geraria uma redução de 16 veículos na frota de ônibus disponível para operar o serviço.

Em nota enviada à reportagem em janeiro, a Empresa Vitória informou que o acordo anterior garantia a circulação de 70 ônibus em períodos regulares e de 62 em períodos de férias escolares. Com a reavaliação do serviço, a frota diminuiu para 54 veículos.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Este conteúdo é útil para você?