Passe livre estudantil deve ser implementado em Fortaleza até o fim de 2023, afirma José Sarto

Prefeito anunciou que proposta deve ser finalizada e enviada à Câmara dos Vereadores em breve

Escrito por Redação ,
ônibus
Legenda: A proposta seria oferecer duas passagens por dia a todos que têm direito à carteirinha estudantil em Fortaleza
Foto: arquivo/Diário do Nordeste

O passe livre estudantil em Fortaleza será implementado ainda em 2023, segundo confirmou o prefeito José Sarto nesta quinta-feira (10) por meio de vídeos nas redes sociais. No anúncio, o chefe do executivo municipal lembrou que a proposta de gratuidade já existe de forma concreta, mas será finalizada e enviada em breve à Câmara dos Vereadores.

"Hoje, véspera do Dia do Estudante, estou aqui para dar uma boa notícia para todos os estudantes da rede pública municipal de ensino, da rede pública estadual, da rede privada e também de ensino superior, sem distinção. Chegamos a uma proposta concreta, bastante realista e, acredito, muito positiva para todos. Vamos garantir a gratuidade das passagens de ida e volta de todos os estudantes para a escola ou a universidade", afirmou José Sarto.

Veja também

A proposta, até então, deve disponibilizar duas passagens gratuitas a cada dia útil a todos que têm direito à carteira estudantil. Ainda conforme as informações do prefeito, devem ser emitidas cerca de 340 mil carteiras de estudantes até o fim deste ano.

O anúncio explica que o objetivo seria reduzir os gastos das famílias, com prioridade à educação. "Já adianto que estamos finalizando os estudos para enviar o projeto de lei para a Câmara Municipal em breve, nos próximos meses. Queremos conceder o benefício ainda neste ano", completou sobre a informação.

Estudos sobre o passe

O prefeito ainda lembrou que o passe está sendo estudado pelo grupo de trabalho, com pesquisas sobre uso em outras capitais. Nelas, entretanto, o passe geralmente é associado a algum condicionante, como a modalidade de ensino ou condição socioeconômica.

O grupo de trabalho da Prefeitura de Fortaleza, citado como responsável, foi criado em janeiro deste ano e tem entre as atribuições o monitoramento e avaliação do transporte público da cidade. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados