Jornalistas do Diário do Nordeste e TV Verdes Mares recebem Prêmio Gandhi de Comunicação de 2024

Reportagens trataram de assuntos como combate à fome, ensino público, feminicídio, voluntariado e desaparecidos

Escrito por
(Atualizado às 17:40, em 12 de Dezembro de 2024)
Redação do Sistema Verdes Mares
Legenda: Reportagens do Diário do Nordeste e da TV Verdes Mares premiadas trataram de assuntos como combate à fome, ensino público, feminicídio, voluntariado e desaparecidos.
Foto: José Leomar

Jornalistas do Diário do Nordeste e da TV Verdes Mares, veículos do Sistema Verdes Mares (SVM), foram premiados em diversas categorias da 17ª edição do Prêmio Gandhi de Comunicação 2024, realizado pela Agência da Boa Notícia, na noite desta quarta-feira (11), em Fortaleza. Reportagens trataram de assuntos como combate à fome, ensino público, feminicídio, voluntariado e desaparecidos.

Um dos projetos premiados foi o especial jornalístico, “Terra de Sabidos, escola de todos os tempos”, levando o terceiro lugar na categoria Jornalismo Impresso e Digital. O material foi produzido e escrito pela repórter Thatiany Nascimento que, além de Fortaleza, visitou as cidades do Ceará, Itapajé, Aurora, Pedra Branca, Pacatuba, Granja, Irauçuba, para contar histórias de escolas públicas estaduais de tempo integral. 

O especial narra trajetórias e experiências de estudantes, professores e gestores de unidades estaduais do tempo integral, discutindo o impacto desse modelo de ensino na vida dos alunos e de toda a comunidade escolar, assim como de cidades inteiras. O material foi idealizado e editado por Dahiana Araújo e tem a coordenação de Karine Zaranza.

Veja também

O “Terra de Sabidos”, que já contou histórias de 16 cidades do Ceará, é uma das três bandeiras do Sistema Verdes Mares — que visa mostrar a relevância e dar visibilidade à educação cearense — e, neste ano, está em sua terceira edição. Além do ensino do tempo integral, o projeto já contou histórias de alunos medalhistas da rede pública em 2022, e, em 2024, fala sobre ex-alunos da rede pública que, depois de concluírem seus cursos, retornam a seus territórios com projetos de impacto social.  

Também recebeu o Prêmio Gandhi de Comunicação, com 3º lugar na categoria produtor online, a série de seis reportagens intitulada ”Ceará, Comer e Curar”, assinado pelo repórter Nícolas Paulino. Para o material, a equipe viajou a três cidades cearenses, Morada Nova, Quixeramobim e Barreira, além de visitar territórios de Fortaleza. 

O especial jornalístico mostra como funcionam as cozinhas solidárias no Ceará, destacando que quando se mata a fome da população, também se curam feridas que são físicas, sociais e emocionais. Para isso, a série traz reportagens com temas como agricultura familiar, combate à fome e alimentação escolar como aliada ao ensino e redução da evasão de estudantes no Estado.

O especial contou com fotografias e vídeos dos fotojornalistas Fabiane de Paula e Thiago Gadelha, edição de Dahiana Araújo, coordenação de Karine Zaranza e estratégia de distribuição nas redes sociais de Arthur Calado. 

Em Fotojornalismo, o Diário do Nordeste conquistou o 2º lugar com o especial "Reencontros", de Fabiane de Paula. O material foi publicado numa versão digital do jornal e conta histórias de famílias com pessoas desaparecidas, ressaltando o voluntariado que procura voluntariamente parte dessa população.

prêmio Gandhi 2024
Legenda: O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia
Foto: Arquivo Pessoal

Já a TV Verdes Mares levou o 1º lugar com a reportagem “Feminicídio: um crime de ódio”, liderada por Brenda Albuquerque. As reportagens foram exibidas no Bom Dia Ceará e contam as histórias de famílias que lutam por justiça e mostram sobre políticas públicas criadas para tentar acabar com esse tipo de violência que impacta tantas famílias.

Integram a equipe vencedora George Facundo (produção), Patrícia Silva (produção), Rafael Almeida (coordenação de produção), Marinaldo Lemos (imagens), Paulino Júnior (imagens), Paulo Alberto (imagens), Marcélio Bezerra (imagens), Hérika Marinho (edição de texto), Fernando Ferreira (edição de imagens) Igor Pontes (arte) e Jemmyle Cunha (arte).

O material “Voluntariado: um gesto de amor”, assinado pelo repórter Arnaldo Araújo, foi condecorado em 3º lugar. A equipe mostrou no CE1 quem são as pessoas que dedicam tempo e amor para mudar a vida do próximo, seja auxiliando na educação de crianças, usando o esporte como terapia ou alimentando o corpo e alma de quem precisa.

Também compõem o grupo Ribeiro da Silva (imagens), Camila Marcelo (edição de texto), Rubens Sampaio (edição de imagens), Fernando Ferreira (edição de imagens), Letícia Caracas (produção) e Bruno Cavalcante (produção).

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados