Inmet emite alerta de 'perigo' de chuvas intensas para mais de 100 cidades no Ceará

Também foi emitido alerta de "perigo potencial" para algumas regiões do Estado

Escrito por Redação ,
Legenda: O aviso de "perigo" e "perigo potencial" vale desde a manhã deste domingo (24) até às 10h desta segunda-feira (25)
Foto: Kid Junior

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de chuvas intensas com alerta com grau de severidade "perigo" para mais de 100 cidades cearenses e "perigo potencial" para algumas partes do Estado. O aviso vale até às 10h desta segunda-feira (25).

De acordo com o aviso, fazem parte da área de alerta para "perigo potencial" os "sertões cearenses"; região de "Jaguaribe"; "Centro-Sul cearense"; "Norte cearense" e "Noroeste cearense". Nas regiões citadas estão cidades como Iguatu, Acopiara, Ereré e Cedro, por exemplo.

Veja também

Perigo potencial

Os riscos potenciais, segundo o Inmet, são de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40 a 60 km/h). O instituto também pontua que há "baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas".

Quanto ao aviso de "perigo", são afetados o "Norte cearense"; "Região Metropolitana de Fortaleza" e parte do Jaguaribe e dos sertões cearenses.

O aviso de "perigo" tem como riscos potenciais chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As instruções do Inmet:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Funceme prevê chuva isolada

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê "céu variando de nublado a poucas nuvens com chuva isolada em todas as macrorregiões" do Estado nesta segunda-feira (25). "Vale ressaltar que a intensidade da chuva deve variar de fraca a moderada em todas as regiões bem como ser de caráter passageira", diz a Funceme em seu site. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.