Incêndio atinge UPA em Juazeiro do Norte; vídeo mostra correria e gritos

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu auxiliaram na remoção de pacientes

Escrito por Redação ,
Legenda: Incêndio na UPA de Limoeiro, em Juazeiro do Norte
Foto: Reprodução

Um incêndio de grandes proporções foi registrado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Limoeiro, em Juazeiro do Norte, na tarde deste domingo (9).

Segundo o Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE), o incêndio foi controlado por volta das 16h45 e não chegou a atingir o interior da UPA, mas um anexo que servia como local de armazenamento de materiais.

"Quando chegamos, tinha uma chama bastante alta no contêiner dos fundos da UPA. De um lado, tinha lixo hospitalar comum, e no outro lixo hospitalar contaminado. Pode ser que tenha começado nessa área do lixo contaminado", explicou o tenente Noronha.

O bombeiro disse que havia uma área de risco próxima com cilindros de oxigênio e compressores, mas ela não chegou a ser atingida. "Fizemos resfriamento e rescaldo e, graças a Deus, tá tudo tranquilo", completa.

Em vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível ver muita fumaça preta sobre o local. As imagens também mostram correria de profissionais uniformizados, e gritos são ouvidos ao fundo.

Veja também

Legenda: Fogo começou em anexo que funcionava como depósito
Foto: Patrícia Silva/SVM

As causas do incêndio serão apuradas.

Remoção de pacientes

Não houve registro de feridos por causa do fogo, mas pacientes que inalaram a fumaça precisaram ser realocados, segundo o tenente Noronha.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará enviou 5 ambulâncias para fazer transferência de cinco  pacientes que estavam na UPA 24h, sendo três Unidades de Suporte Básico (USB) e duas de Suporte Avançado (USA).

Esses cinco pacientes foram transferidos para o Hospital Regional do Cariri, também em Juazeiro do Norte, para continuar em atendimento até a alta médica.

A secretária de saúde de Juazeiro, Francimones Albuquerque, informou que todos os demais pacientes de média complexidade foram encaminhados à UPA Lagoa Seca, unidade que receberá as demandas da cidade até que a situação na UPA Limoeiro seja restabelecida.

Legenda: Ambulâncias dão suporte a pacientes no local
Foto: Patrícia Silva/SVM

A UPA Limoeiro foi inaugurada em maio de 2014, após investimento conjunto do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.

Suspeita de crime

Ainda segundo Francimones, existe a possibilidade de o incêndio ter sido criminoso. Nesta segunda (10), o procurador do Município realizará um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil.

"A gente não tem essa confirmação, mas vamos fazer essa investigação. Já isolamos a área para identificar se o incêndio foi técnico ou criminal, e tomar todas as medidas cabíveis", descreve a secretária.

Leia nota na íntegra:

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde, informa que por volta das 15h50 deste domingo, 9, foi identificado um princípio de incêndio na área externa da Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h Limoeiro. Os profissionais da unidade agiram rapidamente e, com o auxílio de extintores, conseguiram debelar o fogo antes que ele aumentasse. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local.

Felizmente, as chamas não atingiram a área dos pacientes, alcançando apenas o local onde é depositado o lixo hospitalar. Com o auxílio do Samu, pacientes de alta complexidade foram transferidos para o Hospital Regional do Cariri (HRC). Já os pacientes da traumatologia e pediátricos, foram levados para o Hospital Estephânia. Até amanhã, às 7h, os atendimentos acontecerão na UPA Lagoa Seca para quem procurar os serviços.

Uma perícia será realizada na área para identificar a causa do fogo. A Sesau ressalta, ainda, que está mobilizada desde o ocorrido para garantir a segurança dos pacientes transferidos e otimizar os que irão procurar atendimento neste domingo e amanhã.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados