Fortaleza começa aplicar 4ª dose da vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (4)
Público alvo são os imunossuprimidos que receberam a terceira dose há no mínimo quatro meses
Fortaleza começa a aplicar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (4), segundo anunciou o prefeito José Sarto nas redes sociais. O público alvo são os imunossuprimidos que receberam a terceira dose há no mínimo quatro meses.
Veja também
Segundo o prefeito, cerca de 2,5 mil pessoas serão agendadas para o dia. "Iniciaremos amanhã a aplicação da quarta dose contra a Covid-19 em imunossuprimidos que receberam a terceira dose há, pelo menos, quatro meses. Cerca de 2,5 mil pessoas serão agendadas. Divulgaremos as listas daqui a pouco", disse Sarto.
⚠️Iniciaremos amanhã a aplicação da quarta dose contra a Covid-19 em imunossuprimidos que receberam a terceira dose há, pelo menos, quatro meses. Cerca de 2,5 mil pessoas serão agendadas. Divulgaremos as listas daqui a pouco. 💉🙌🏽 pic.twitter.com/NAfSQhPQzS
— Sarto (@sartoprefeito12) March 3, 2022
O prefeito alerta ainda para que as pessoas agendadas apresentem os documentos comprovatórios. "Não esqueça de levar os documentos originais: identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado, além de apresentar a documentação comprobatória".
Na nota técnica 65/2021, da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid), o Ministério da Saúde autorizou o uso da quarta dose após 4 meses da dose adicional (DA) nessa população específica, cujo organismo tem alguma deficiência no sistema de defesa.
Quem são os imunossuprimidos?
Ainda conforme o documento do Ministério da Saúde, são considerados pacientes imunossuprimidos:
- Pessoas com imunodeficiência primária grave;
- Quem está fazendo quimioterapia para câncer;
- Transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras;
- Pessoas vivendo com HIV/aids;
- Pacientes em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
- Pessoas que usam drogas modificadoras da resposta imune (o Ministério da Saúde divulga uma tabela com essas medicações);
- Pacientes com condições auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias;
- Pacientes em hemodiálise;
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.