Foco de reignição de incêndio no Parque do Cocó é controlado pelos bombeiros

Após o controle feito pelo Corpo de Bombeiros, foi feito o resfriamento da área

Escrito por Redação ,
Incêndio devastou o Cocó no dia 19/01/24 - foto de apoio ilustrativo
Legenda: Incêndio devastou o Cocó no dia 19/01/24 - foto de apoio ilustrativo
Foto: Ismael Soares

Mais de uma semana após o início do incêndio que afetou uma área de 10 hectares do Parque Estadual do Cocó, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) precisou controlar, neste domingo (28) um foco de reignição de incêndio.

A reignição ocorre pela queima de brasas não identificadas no combate ao incêndio – que durou cerca de 30 horas - e ainda podem estar ocorrendo, como a debelada neste domingo.

Essa é uma das características do incêndio em turfa, que ocorre quando há grande quantidade de vegetação em camadas sobrepostas. Nesses casos, mesmo quando não há fogo aparente, ele pode estar queimando no subterrâneo, junto às raízes da vegetação. 

Veja também

Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) informou que, para debelar o foco, “o CBMCE utilizou uma pick-up 4x4 e o kit florestal, bomba costal e equipamentos como enxadas e pás. Após o controle, foi feito o resfriamento da área”.

Relembre a linha do tempo do incêndio

O incêndio que devastou parte do Parque do Cocó começou no dia 18 de janeiro e só chegou ao fim, de acordo com o Corpo de Bombeiros, no dia 21 deste mês.

No dia 23, no entanto, um novo foco de incêndio foi registrado e debelado. Desde então, as autoridades estão monitorando e realizando um trabalho de prevenção em toda a área.

A fumaça fruto do incêndio se espalhou por 20 km, atingindo não somente diversos bairros de Fortaleza, como Joaquim Távora, São João do Tauape, Parquelândia e Pici, mas também áreas da Região Metropolitana.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados