Feira da Madrugada estuda mudar horário de encerramento para reduzir impacto no trânsito

Prefeitura de Fortaleza diz que iniciou processo de mapeamento de feirantes para realizar reordenamento

Escrito por
João Lima Neto joao.lima@svm.com.br
(Atualizado às 06:59, em 10 de Junho de 2025)
Feirantes montam material de comércio na Rua Conde D'Eu
Legenda: Feirantes montam material de comércio na Rua Conde D'Eu
Foto: José Leomar/SVM

Comerciantes que atuam no Centro de Fortaleza na chamada Feira da Madrugada — entre a Avenida Pessoa Anta e a Catedral Metropolitana de Fortaleza — foram surpreendidos pelos estudos de encerramento das atividades do comércio às 5h pelo Poder Municipal no domingo (8).

Ao Diário do Nordeste, a Secretaria Regional (SER) 12 informou por meio de nota que comunicou aos comerciantes, ao longo da semana passada, sobre a alteração no horário da feira. Atualmente, eles ficam até às 7h.

No entanto, após a publicação da reportagem, a SER 12 encaminhou novo posicionamento afirmando que o horário de finalização da feira ainda está sendo definido, pois "seguem as tratativas para definição do horário definitivo, que depende da análise do tempo necessário para a dispersão total da feira". 

Veja também

"Até então era de terça para quarta e sexta para sábado, de 23h às 7h da manhã na rua. Nos galpões de 5h às 14h. A feira de rua é no entorno dos galpões. Hoje (Domingo) chegou a notícia que a prefeitura quer mudar o horário para encerrar a feira da rua às 5h da manhã, com o intuito de liberar vias", informou comerciante que não quis se identificar.  

Ônibus de diferentes estados do Nordeste buscam o comércio do Centro de Fortaleza para abastecer lojas de roupas

Conforme a SER 12, os estudos sobre a mudança de horário "tem como objetivo reduzir os impactos no trânsito causados pela permanência prolongada da atividade nas manhãs, sendo implementada de forma organizada e articulada".

Mapeamento para reordenar atividade

Conforme a Secretaria, também foi iniciado um processo de mapeamento e cadastramento dos feirantes, para dimensionar o espaço ocupado e planejar um reordenamento da atividade, que será feito em etapas.

"Como parte desse diálogo, também atendeu a uma demanda dos feirantes, e passou a disponibilizar banheiros químicos nos dias de realização da feira, às terças e sextas-feiras", concluiu a SER 12 em nota. 

A Secretaria também informou que há planos de melhorias sendo analisados para serem implementados, tanto estruturais relacionados ao estacionamento dos coletivos, outra frente sobre as rotas de transporte intermunicipais com destino a feira, além do abastecimento de mercadorias em espaço adequado.

Fiscalização

A manutenção do ordenamento do espaço onde é realizado a Feira da Madrugada é de responsabilidade da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), que atua diariamente com pontos fixos e volantes na Rua José Avelino e entorno.

Conforme o Art. 889 do Código da Cidade (Lei complementar nº 270/2019), embaraçar ou impedir o livre trânsito de pedestres, veículos, nas vias, calçadas e logradouros públicos sem as medidas preventivas e/ou licenciamento da Prefeitura é uma infração grave.

Leia a nota da Secretaria na íntegra

A Secretaria Regional 12 (SER 12) informa que manteve diálogo com os comerciantes, ao longo da última semana, sobre as mudanças no funcionamento da feira. O novo horário de encerramento, às 5h, foi adotado enquanto seguem as tratativas para definição do horário definitivo, que depende da análise do tempo necessário para a dispersão total da feira. A medida tem como objetivo reduzir os impactos no trânsito causados pela permanência prolongada da atividade nas manhãs, sendo implementada de forma organizada e articulada.

Paralelamente, a SER 12 iniciou um processo de mapeamento e cadastramento dos feirantes, com a finalidade de dimensionar o espaço atualmente ocupado e planejar o reordenamento da atividade, que será realizado de forma gradual. Como parte desse diálogo, atendeu a uma demanda dos feirantes e passou a disponibilizar banheiros químicos nos dias de realização da feira, às terças e sextas-feiras.

Está também em desenvolvimento um projeto voltado a possíveis outras demandas, tanto estruturais, organização do estacionamento para ônibus, a definição dos horários dos ônibus intermunicipais com destino à feira, a criação de um espaço adequado para carga e descarga de mercadorias, fechamento de vias para uso exclusivo da feira durante a madrugada, como também a  implantação da Avenida Alberto Nepomuceno com sistema binário, em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

A Secretaria ressalta que para a efetivação das melhorias necessárias aos feirantes é fundamental a implantação de um cadastro contínuo e atualizado, que permitirá identificar as melhores estratégias para o aprimoramento das condições e da estrutura da feira.

A manutenção do ordenamento do espaço público é de responsabilidade da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), que atua diariamente com equipes fixas e volantes na Rua José Avelino e entorno. Conforme estabelece o Art. 889 do Código da Cidade (Lei Complementar nº 270/2019), embaraçar ou impedir o livre trânsito de pedestres e veículos em vias, calçadas e logradouros públicos, sem as devidas medidas preventivas e/ou licenciamento da Prefeitura, constitui infração grave.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados