Avião Beluga tem novo atraso para pousar em Fortaleza por causa de tempestade

É a segunda reprogramação de horário, desde o anúncio do roteiro da aeronave

Escrito por Redação ,
Aeronave é conhecida por formato semelhante a de uma baleia
Legenda: Aeronave é conhecida por formato semelhante a de uma baleia
Foto: Reprodução/Facebook/Airbus

A passagem do avião BelugaST por Fortaleza, com pouso programado para tarde deste domingo (24), sofreu mais um atraso por conta de uma forte tempestade em Dakar.

Inicialmente, o voo chegaria às 13h. Agora, o pouso é previsto para 16h. É a segunda reprogramação de horário, desde o anúncio do roteiro da aeronave.

A assessoria de imprensa da Airbus informou alteração no horário do voo em comunicado, na manhã deste domingo.

Informamos que, devido à uma forte tempestade no aeroporto de Dakar, o avião cargueiro BelugaST teve a sua decolagem para o Brasil (Fortaleza) atrasada e a nova previsão é que sua chegada em Fortaleza aconteça hoje (24/7) às 16h. Tão logo tenhamos novas atualizações sobre os demais horários (partida de Fortaleza etc.), divulgaremos
Airbus
Assessoria de Imprensa
 
 
A aeronave é uma das maiores de carga do mundo em volume, sendo maior que o Lockheed C-5 Galaxy, utilizado pelas forças armadas dos Estados Unidos.

O nome do avião se deve à semelhança com a Beluga, também chamada de baleia-branca. Não à toa, é apelidado de baleia voadora, devido ao formato similar ao animal e ao tamanho.

Qual o motivo do BelugaST no Brasil?

A carga que o Beluga traz ao Brasil é um helicóptero de luxo modelo ACH160. No céu tupiniquim, a fabricante também fará uma demonstração do transportador aéreo, que entrará no mercado de cargas de grandes dimensões. As informações são do Uol.

Legenda: O modelo é o A300-600ST, derivado do antigo A300, onde a sigla ST significa Super Transporter (Super Transportador)
Foto: AFP

Apesar do tamanho, ele não consegue transportar cargas tão pesadas quanto outros exemplares, levando no máximo 40 toneladas. Ainda assim, já sobrevoou com satélites artificiais, veículos espaciais, ajuda humanitária e helicópteros, além de partes de aviões da Airbus.

Como funciona

O Beluga começou a voar em meados da década de 1990, substituindo outro avião com desenho peculiar, o Super Guppy. Uma das principais alterações feitas no A300 para se tornar o Beluga está na na frente do avião, onde fica a cabine de comando. Ela foi rebaixada para ficar mais próxima do solo e dar mais espaço na parte superior para a carga.

Legenda: Uma das principais alterações feitas no A300 para se tornar o Beluga está na na frente do avião, onde fica a cabine de comando
Foto: Divulgação

O carregamento, por sua vez, é feito levantando a "testa" do avião do mesmo modo que em outros cargueiros, como é o caso do antigo An-225 e do Boeing 747.

A operação é feita com dois pilotos e um mestre de cargas. Ao todo, existem cinco Belugas ST, e a Airbus já conta com um sucessor para o cargueiro, o Beluga XL, maior que o modelo atual e desenvolvido a partir do A330.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados