Apagão que atingiu Ceará e outros estados foi provocado por falha de equipamentos em usinas, diz ONS

Informações foram divulgadas por Luiz Carlos Ciocchi, diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Apagão foi registrado em 15 de agosto
Legenda: Apagão foi registrado em 15 de agosto
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O atraso no tempo de resposta de equipamentos em usinas de energia foi o responsável pelo apagão que afetou o Ceará e outros 24 estados, além do Distrito Federal, no último dia 15 de agosto. O diagnóstico foi divulgado pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, nesta terça-feira (29).

Conforme o diretor, em audiência na Câmara dos Deputados, essa demora na resposta de reguladores de tensão, responsáveis por manter a constância do fornecimento, provocou uma "série de outros pequenos eventos" que desconectaram o sistema. 

Veja também

O aparelho deveria ter apresentado um tempo de resposta de 15 a 20 milissegundos, mas, na prática, o tempo de resposta foi de 50 a 100 milissegundos. 

"Não é que foi falha de informação, é que o (equipamento) testado, quando em funcionamento, não apresentou o desempenho exigido"
Luiz Carlos Ciocchi
Diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

Das 27 unidades federativas, apenas um não foi afetado pelo apagão: Roraima, que não está no Sistema Interligado Nacional. 

Falha no Ceará

Inicialmente, o ONS apontou o apagão como uma “ação controlada” para prevenir maiores danos após um evento registrado no Nordeste. 

No dia seguinte ao apagão, o ONS informou que o apagão nacional foi causado após o desligamento da Linha de Transmissão Quixadá-Fortaleza II. 

A avaliação completa será consolidada em um Relatório de Análise da Perturbação (RAP), que leva cerca de 30 dias para ser concluído. Após a abertura da Linha de Transmissão Quixadá-Fortaleza, o afundamento brusco de tensão seguido da atuação de proteções de caráter sistêmico instaladas no SIN causou o apagão nacional.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados