Escritora paraibana vence a 5° edição do Prêmio Kindle de Literatura

Marília Arnaud ganhou R$ 40 mil, além da oportunidade de publicar a versão impressa da obra premiada

Escrito por
Antonio Laudenir laudenir.oliveira@svm.com.br
A autora também assinou as obras
Legenda: A autora também assinou as obras "Sentimento Marginal" (1987), "A menina de Cipango" (1994), "Os campos noturnos do coração" (UFPB, Prêmio Novos Autores), "Suíte dos Silêncios", (2012) e "Liturgia do Fim" (2016)
Foto: Foto: Rosa Aguiar

A Amazon anunciou na noite de quinta-feira (4), o resultado do 5° Prêmio Kindle de Literatura, em São Paulo (SP). A escritora paraibana Marília Arnaud levou o prêmio de R$ 40 mil e terá a oportunidade de publicar uma versão impressa da obra "O pássaro secreto", pelo Grupo Editorial Record.

A cerimônia foi virtual e transmitida via YouTube. O evento contou com as participações dos jurados Adriana Carranca ("Malala, a menina que queria ir para a escola"), João Carrascoza (Caderno de um ausente) e Vanessa Ferrari (Instituto Vera Cruz).

Os outros finalistas foram "Coisa-ruim", de Dani Mussi; "Embaixo das unhas", de Vitor Camargo de Melo; "Infância no além", de Fernando A. Almeida Soares; "Noturno em Punta del Diabo", de Tailor Diniz e "O pássaro secreto", de Marília Arnaud. Os cinco concorrentes ganharão versão em audiobook, disponível na Audible. A plataforma possui membros em mais de 180 países.

Cenário

A premiação integra a "Semana Amazon de Literatura". Até domingo (7), o público acompanha mesas e palestras ao vivo, gratuitas e online. Mais de 2.400 obras inéditas participaram do concurso. Os livros foram avaliados em diversos critérios, tais como criatividade, originalidade, qualidade de escrita e viabilidade comercial. 

Os vencedores das últimas quatro edições foram: "Machamba", de Gisele Mirabai; "O Memorial do Desterro", de Mauro Maciel; "Dama de Paus", de Eliana Cardoso; e "Dias Vazios", de Bárbara Nonato. Somando os anos anteriores, cerca de 6.300 títulos participaram do Prêmio Kindle de Literatura.

Uma multidão festiva do bloco
Ana Beatriz Caldas, Diego Barbosa, João Gabriel Tréz, Lorena Cardoso
14 de Fevereiro de 2026