Cearense Waldonys fará novo clipe de 'Sonho de Ícaro' em regravação com a Esquadrilha da Fumaça

Canção foi um divisor de águas na carreira do músico e piloto de acrobacias aéreas

Escrito por Redação ,
Legenda: Clipe original gravado em 2007, em São Paulo, acumula mais de 715 mil visualizações
Foto: Reprodução/HD Produções

Dezessete anos após a gravação inicial, o cantor e sanfoneiro cearense Waldonys vai regravar o clipe da canção "Sonho de Ícaro", lançada em 2007. Na nova empreitada, o também paraquedista e piloto de acrobacia aérea vai contar novamente com a parceria do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

O anúncio da regravação ocorre neste sábado, 20 de julho, aniversário de 151 anos de Alberto Santos Dumont, considerado o Pai da Aviação.

"Sonho de Ícaro" é considerada um divisor de águas na carreira do artista cearense, que acumula mais de 7 mil horas de voo. Para o novo trabalho, ele obteve autorização para retornar ao Ninho das Águias da FAB, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP).

“Recebi a notícia da aprovação do voo pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, e sinto-me extremamente feliz e privilegiado, porque desconheço outro civil que tenha tido essa mesma oportunidade de voar por duas vezes no melhor esquadrão de demonstração aérea do mundo, que é nosso, é brasileiro”, comemora Waldonys. 

Ao todo, serão três dias de gravações, em 19, 20 e 21 de agosto. Waldonys será acompanhado pela equipe da produtora de vídeo e pela equipe técnica. 

A previsão é que o novo clipe seja lançado oficialmente em setembro, em Fortaleza, durante turnê de aniversário dos 52 anos do artista.

Legenda: Músico guia a sanfona há mais de 40 anos
Foto: Divulgação

Clipe original

À época da primeira gravação, a Esquadrilha da Fumaça voava com as aeronaves Embraer T-27 Tucano. Hoje em dia, o esquadrão utiliza o avião de treinamento e ataque Embraer AT-29 Super Tucano, que já teve mais de 260 aeronaves fabricadas e é utilizado por mais de 15 forças aéreas ao redor do mundo.

Assista à versão original de “Sonho de Ícaro”:

40 anos de sanfona

Waldonys José Torres de Menezes começou a tocar sanfona aos 10 anos de idade, por influência do pai. Estudou no Conservatório Alberto Nepomuceno, em Fortaleza, e ainda jovem chegou a gravar com Dominguinhos e o Rei do Baião, Luiz Gonzaga - que carinhosamente o chamou de "Garoto Atrevido".

Ao longo de sua extensa carreira musical, o músico já gravou 10 álbuns, um DVD e vários clipes. Em paralelo, inovou ao adicionar aos seus shows a arte de voar.

Piloto experiente e paraquedista com mais de 3 mil saltos, Waldonys foi condecorado com o título de Membro Honorário da Esquadrilha da Fumaça, com as medalhas Mérito Santos Dumont e Bartolomeu de Gusmão, Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, e recebeu comendas esquadrões Zagal, Rumba e do 2° ETA, todos da FAB.