Atrações gratuitas para as crianças animam Fortaleza no fim de semana

Confira programação para os três dias do feriadão

Escrito por Redação,

Verso

O Dia das Crianças é celebrado nesta sexta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, mas a programação voltada ao público infantil na capital cearense estende-se por todo o fim de semana. Confira algumas das opções de atividades pensadas para o divertimento e o aprendizado dos pequenos.

- Espetáculo “Plantou palavra colheu poesia”

A história conta o caminho de Francisco, um menino morador do sertão que procura um lugar melhor para viver com a família, em Assaré, no interior do Ceará. Na cidade, ele conhece Antônio, um agricultor e poeta. Neste sábado (13), 17h, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500, Centro). (3252-4138).

- Cinema - Mostra especial Semana da Criança 

Nesta sexta-feira (12), a partir das 10h, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500, Centro). (3252-4138)

A programação abre às 10h, com o filme Pedro Coelho, um animal rebelde que apronta todas no quintal e até dentro da casa do Mr. McGregor (Domhnall Gleeson), com quem trava uma dura batalha pelo carinho da amante de animais Bea (Rose Byrne). 

Em seguida, é exibido Pica-Pau - O filme, às 14h. O clássico personagem se mete em mais uma das insanas brigas por território. Ele enfrenta agora os vilões Lance Walters (Timothy Omundson) e a namorada Vanessa (Thaila Ayala). O casal constrói uma mansão para lucrar com a venda, mas o local escolhido é a floresta onde mora Pica-Pau.

Viva - A Vida é uma Festa encerra as sessões, às 16h. Miguel é um menino de 12 anos que persegue a ideia de ser músico famoso, mas precisa convencer a família que não concorda com o sonho. 

- Hora da Criança 

Sábado (13) e domingo (14), às 14h, no Museu da Fotografia Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545, Varjota). (3017-3661)

O primeiro dia oferece uma oficina de desenho para o público infantil com a orientação do artista e professor Gabriel Muniz. É necessário fazer uma inscrição online.

Já no domingo, a programação exibe o filme "Pinóquio", que conta a história do menino de madeira que tinha o nariz aumentado a cada mentira que contava. 

- Mostra Noia Kids

Nesta sexta-feira (12), a partir das 15h, na sala 2  do Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema). (3488-8600)

A mostra reúne 13 curtas de animação locais, cedidos pelo Fórum Cearense de Animação (Foca) O evento conta com tradutores de libras, legendagem e audiodescrição.

Confira programação

Eric Acorde, de Telmo Carvalho (7’43”, Fortaleza, 2013)
‍Comunicando, de Telmo Carvalho (4’57”, Fortaleza, 2011)
‍Formas, orientador: Josimário Façanha (1’33”, Fortaleza, 2014)
‍Embolada, orientador: Josimário Façanha (2’16”, Fortaleza, 2016) 
‍Vida, de Levi Magalhães (4’12”, Fortaleza, 2013)
‍Blwarh, de Levi Magalhães (6’31”, Fortaleza, 2016)
‍Bem Me Quer, de Levi Magalhães (7’05”, Fortaleza, 2015)
‍Bambolim, de Vinícius Augusto Bozzo (30’37”, Fortaleza, 2017)
‍Smartfamily, de Vinícius Augusto Bozzo (4’14”, Fortaleza, 2018)
‍A Caixinha, de Alexandre Germano, Ana Luiza Osterne, George Torres, Iago Fillipi, Nathan e Chaussê. (1’51”, Fortaleza, 2017)
‍Uma Rua Para Mim, de Afonso Negro Monte (2’, Fortaleza, 2017) 
‍O Catador de Sonhos, de Amanda Girão, Daniel Viana, Gabriel de Paula, João Ewerton e Diedja Lorena 
(2’7”, Fortaleza, 2017)
‍Brincar, de Everton Ferreira, Helder Lobo, Matheus da Silva, Shirley Castro e Taynara Menezes (1’43”, Fortaleza, 2017)

Shoppings

k-pop

- Revoada de Pipas 

Na sexta-feira (12), às 16h, no estacionamento Laranja do Shopping Iguatemi (Av. Washington Soares, 85, Água Fria). (3477-3577).

O Dia das Crianças terá uma experiência lúdica para a garotada. Mais de 5 mil pipas vão ser distribuidas gratuitamente para as famílias presentes.

K-Pop Day Halloween

No domingo (14), a partir das 15h, na praça de eventos do RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100, Presidente Kennedy). (3089.0909)

Os fãs da cultura coreana vão assistir apresentação de grupos covers de k-pop em um special stage com repertório especial de músicas de grupos femininos da Coreia do Sul. O evento contará ainda com um espaço para maquiagens artísticas com profissionais. O serviço será gratuito. 

 
- TIC – Festival Internacional de Teatro 

Desde o dia 06 de outubro, acontece o TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. A proposta do evento é ocupar as ruas, praças e teatros com as mais diversas artes, sugerindo a crianças de todas as idades que “quebrem a corrente” que as prende à TV, ao tablet ou ao celular e saiam de “suas cavernas”, como no mito de Platão. São mais de 50 atividades artísticas de diversas linguagens, realizadas em Fortaleza (6 a 13/10), Sobral (10 a 14/10) e São Gonçalo do Amarante (14/10). Toda programação é gratuita e, em Fortaleza, acontece no Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde d’Eu, 560 – Centro), no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro), Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123 - Praia de Iracema), no Centro Cultural Grande Bom Jardim (Rua 3 Corações, 400- Bom Jardim), Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544 Vila União) e nos espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura  (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema).


- Centro Cultural Bom Jardim

O equipamento da Secretaria da Cultural do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar, realiza de 9 a 14 de outubro a Semana da Criança no CCBJ. São diversas atividades nas linguagens teatro, cinema e literatura, além de jogos e brincadeiras. Toda a programação é gratuita e ocorre na Rua Três Corações, 400, a partir das 9h.
 

- Zoológico
Até o domingo (14/12), a criançada e seus pais poderão se divertir no Parque Zoológico Municipal Sargento Prata e no Horto Florestal Municipal Falconete Fialho, localizados na Av. Prudente Brasil, 685, no bairro do  Passaré. Serão ministradas diversas atividades lúdicas, como pintura de rosto, exposição de material biológico, jogos e distribuição de mudas. A programação acontece de 09h às 11h e das 14h às 16h.

- Cucas
Nas sedes da Rede Cuca localizadas no Mondubim (Rua Santa Marlúcia, s/n),  na Barra do Ceará  (Av. Presidente Castelo Branco, 6417) e no Jangurussu (Av. Gov. Leonel Brizola, s/n), serão realizadas sessões de Cinema especialmente para a garotada. Além do cinema, as crianças participarão de atividades com pintura de rosto e distribuição de balões em formato de bichinhos. A ação, em parceria com a Rede Cuca, será destinada às crianças atendidas pelo Programa Rede Aquarela. A programação dos Cucas ainda conta com apresentações teatrais, cineclubes e oficinas.