
Depois de receber alta hospitalar, o Papa Francisco volta, aos poucos, à sua rotina de compromissos na Igreja Católica. De acordo com o Vaticano, o primeiro pronunciamento público do pontífice após a internação está prevista para o domingo de Páscoa, no dia 20 de abril.
Francisco passou cerca de cinco semanas internado para tratar uma pneumonia bilateral. Na cerimônia de Páscoa, ele pronunciará a tradicional benção "urbi et orbi" na praça de São Pedro, em Roma.
No comunicado sobre o evento, a Santa Sé também confirmou o calendário das celebrações litúrgicas para a Semana Santa, como a Via-Crucis no Coliseu de Roma, por exemplo, mas não disse quem presidirá os atos.
O argumento do Vaticano é que a presença do papa nas celebrações da Semana Santa será decidida conforme a evolução da saúde do pontífice.
Veja também
Internação
O Papa Francisco foi internado no último 14 de fevereiro, com um quadro de pneumonia bilateral. Ele recebeu alta hospitalar no último domingo (22) e fez uma breve aparição pública. Na ocasião, ele estava de cadeira de rodas e saudou os fiéis em agradecimento às orações por sua saúde.
Durante a internação, o Santo Padre teve ao menos dois episódios considerados "muito críticos" pela equipe médica. Ele teve risco de morte, mas não chegou a ser entubado.