Papa Francisco é diagnosticado com pneumonia bilateral e segue com quadro complexo, diz Vaticano
O pontífice está hospitalizado desde o dia 14 de fevereiro

O papa Francisco, de 88 anos, foi diagnosticado com pneumonia bilateral, segundo atualizou nesta terça-feira (18) o Vaticano. O pontífice "continua a apresentar um quadro complexo", conforme comunicado oficial.
Mais cedo, foi anunciado que os compromissos de Papa Francisco para este fim de semana foram cancelados: "Devido ao estado de saúde do Santo Padre, a audiência jubilar de sábado, 22 de fevereiro, está cancelada".
A missa tradicional do próximo domingo (23) deve ser presidida por um substituto.
A expectativa inicial era de que o papa receberia alta até quarta-feira (19), mas com a atualização no estado de saúde, não há nova previsão. Francisco está hospitalizado desde a última sexta-feira (14), quando teve um quadro de "infecção polimicrobiana das vias respiratórias".
Veja também
O que é pneumonia bilateral?
A pneumonia bilateral afeta os dois pulmões e é mais grave que a forma comum da doença. A condição é causada por microorganismo como vírus, bactérias ou fungos, ou pela inalação de substâncias que comprometem as estruturas pulmonares.
De acordo com o Ministério da Saúde, a pneumonia é mais grave quando diagnosticada em bebês e crianças até dois anos, e pessoas com mais de 65 anos.
Sintomas da pneumonia:
- Febre alta;
- Tosse;
- Dor no tórax;
- Alterações da pressão arterial;
- Confusão mental;
- Mal-estar generalizado;
- Falta de ar;
- Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada;
- Toxemia (danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue);
- Prostração (fraqueza).
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.