Trump diz que pode tentar 3º mandato como presidente dos EUA; possibilidade é proibida pela Constituição

Em declaração à imprensa estadunidense, mandatário disse que um dos meios é sua candidatura como vice do atual "número 2" da Casa Branca

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Donald Trump
Legenda: Declaração foi a mais concreta do presidente desde que passou a falar sobre o assunto
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a dizer, neste domingo (30), que pode tentar ser reconduzido para a Casa Branca para um terceiro mandato. A possibilidade é vetada pela Constituição do país.

Em entrevista à NBC, o mandatário afirmou que não estava brincando. "Existem métodos pelos quais isso pode ser feito", disse ele, quando questionado sobre o assunto.

Veja também

Como mostrou o g1, a 22ª Emenda, incluída no texto constitucional estadunidense após o presidente Franklin D. Roosevelt ser eleito quatro vezes consecutivas, frisa que "nenhuma pessoa será eleita para o cargo de presidente mais de duas vezes".

Trump já afirmou outras vezes que pode tentar um novo mandato. As declarações mais recentes, entretanto, são as mais concretas sobre um plano para realizar a sua ideia.

Uma reforma na legislação para permitir um terceiro mandato necessitaria de uma maioria de dois terços tanto na Câmara dos Representantes quanto no Senado. O Partido Republicano não possui tais apoios atualmente.

Trump afirmou que é "muito cedo para pensar nisso", mas assegurou que lhe foram apresentados planos que lhe permitiriam buscar a reeleição.

Um dos meios assumidos pelo republicano durante a conversa com a rede de televisão foi a eleição do seu atual vice, J.D. Vance, tendo o próprio Trump como vice e, por consequência, substituto em caso de renúncia.

"Esse é um" método, admitiu o presidente dos EUA. O bilionário também acrescentou que "há outros", mas não quis dar detalhes.

Assuntos Relacionados