Autoridades retomam buscas por soldados americanos que desapareceram na Lituânia

Segundo autoridades, os militares estavam participando de treinamentos na fronteira com Belarus

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 00:05, em 28 de Março de 2025)
A imagem mostram soldados em terreno pantanoso com carros militares em meio a uma densa floresta em busca de soldados americanos desaparecidos na Lituânia
Legenda: Buscas seguiram até que os soldados americanos sejam encontrados, dizem as autoridades
Foto: Foto: Mindaugas Kulbis/ AP

As buscas pelos quatro soldados americanos desaparecidos na Lituânia foram retomadas nesta quinta-feira (27).  Eles sumiram na quarta-feira. A mega operação feita pela Otan e os Estados Unidos irá continuar até que eles sejam encontrados, segundo as autoridades. Um veículo militar foi achado submerso a cerca de 5 metros de profundidade.

Na busca por pistas, soldados lituanos e outros agentes passaram a escavar uma região pantanosa e densa que fica em Pabradė, ao leste do país. Segundo o ministro lituano da Defesa, Dovile Sakaliene, os trabalhos estavam focados em drenar água do pântano.

"Para nós, seus soldados (americanos) são como nossos soldados", afirmou o comandante-geral do Exército da Lituânia, Raimundas Vaiksnoras,  sobre as buscas.

Imagem um veículo militar que se assemelha a um tanque de guerra, mas em tamanho menor em matéria sobre soldados americanos desaparecidos na Lituânia
Legenda: Modelo do blindado M88 do Exército dos Estados Unidos que foi achado submerso
Foto: Foto: U.S Army

Na quarta-feira (26), o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, tinha afirmado que os militares haviam morrido, mas horas depois as falas foram negadas pela porta-voz da organização, dizendo que “lamenta qualquer confusão sobre as observações” feitas por Rutte, e que ele tinha apenas “notícias emergentes” sobre o ocorrido, pois houve um engano.

Veja também

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.