Foguete de teste de startup alemã explode 40 segundos após decolagem na Noruega; veja vídeo

Empresa Isar Aerospace, responsável pelo lançamento, descreveu a experiência como um “teste inicial”

Escrito por
Redação / AFP producaodiario@svm.com.br
Foguete da startup alemã Isar Aerospace explodiu 40 segundos após lançamento
Legenda: Foguete da startup alemã Isar Aerospace explodiu 40 segundos após lançamento
Foto: AFP PHOTO / NTB / Isar Aerospace / D Wise / NASA Spaceflight com

Um foguete de uma startup alemã explodiu 40 segundos após a decolagem, em uma experiência descrita como um “teste” pela companhia Isar Aerospace.

O lançamento do foguete ocorreu neste domingo (30) em um porto espacial na Noruega, na intenção de produzir dados sobre o modelo.

Veja também

De acordo com a empresa, a plataforma de lançamento não teria sido atingida pela queda. A empresa norueguesa responsável pelo porto implementou um "plano de crise" após o incidente, mas não houve relato de dano humano ou material após ocorrido segundo a polícia regional.

Confira vídeo do momento:

Mercado de missões espaciais

A Isar Aerospace já havia, antes da decolagem, alertado que tinha pouca esperança de atingir a órbita da Terra em sua primeira tentativa.

"Nosso primeiro voo de teste atendeu a todas as nossas expectativas e foi um grande sucesso. Tivemos uma decolagem perfeita, voamos por 30 segundos e conseguimos até validar nosso sistema de interrupção de voo", comentou Daniel Metzler, cofundador e CEO da empresa alemã. 

Segundo a AFP, foi lançado um foguete não tripulado Spectrum, descrito pela companhia como o primeiro foguete orbital com origem no continente europeu. Um veículo do tipo é capaz de colocar diferentes cargas, como um satélite, na órbita da Terra ou além dela.

Mais dois foguetes Spectrum já estão em produção, disse a empresa em um comunicado. “Com base nos dados deste primeiro voo, faremos os ajustes necessários para integrá-los ao segundo", explicou Metzler.

A disputa por fatias do mercado de missões espaciais comerciais tem movimentado o continente, com diferentes países buscando tomar iniciativas pioneiras nesse quesito.

A startup alemã projeta impulsionar lançamentos de novos satélites na Europa. O Spectrum, segundo a empresa, é capaz de levar satélites de pequeno ou médio porte com até uma tonelada de peso.

Assuntos Relacionados