Legislativo Judiciário Executivo

‘Venceremos essa guerra’, diz novo procurador-geral de Justiça do Ceará sobre o crime organizado

Herbert Gonçalves Santos pretende fortalecer parceria com a Secretaria de Segurança Pública.

Escrito por
Bergson Araujo Costa bergson.costa@svm.com.br
(Atualizado às 22:24)
Foto do promotor de Justiça Herbert Gonçalves Santos.
Legenda: Herbet Gonçalves Santos foi escolhido para comandar o Ministério Público do Ceará pelos próximos dois anos.
Foto: Kid Jr.

O promotor de Justiça Herbert Gonçalves Santos tomou posse, nesta sexta-feira (16), como novo procurador-geral de Justiça (PGJ) do Ceará. Ele foi escolhido para comandar a instituição no biênio 2026–2027.

Em seu discurso, o dirigente focou em segurança pública e reforçou que deve estreitar os laços com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) para o combate ao crime organizado.

“O Ministério Público do Estado do Ceará está à disposição Secretaria da Segurança Pública para realizamos, juntos, o combate ao crime organizado. Com uma parceria institucional firme e estratégica, e, acima de tudo, com coragem, eu tenho a mais absoluta certeza de que venceremos essa guerra”, disse Herbert.

O procurador-geral afirmou que, nos últimos dias, dedicou-se a montar uma equipe de trabalho com foco na competência técnica, disponibilidade e disposição para fazer a diferença. “Será com a ajuda e apoio dos integrantes da nossa gestão que realizaremos um profícuo trabalho em prol da sociedade cearense, com especial atenção aos mais vulneráveis”, discursou ainda Herbert.

PRESENTES

Elmano, Herbert e Camilo.
Legenda: Governador Elmano de Freitas, promotor de Justiça Herbert Gonçalves Santos e o ministro Camilo Santana.
Foto: Kid Jr.

Estiveram presentes na cerimônia de posse, celebrada nesta noite: o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT); a vice-governadora Jade Romero (MDB); o ministro da Educação, Camilo Santana; o presidente da Associação Nacional dos Membros dos Ministérios Públicos (CONAMP), Tarcisio Bonfim; e o ex-procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho.

"É um jovem talentoso e com muita disposição e coloca essa pauta, que é um anseio da sociedade, o combate ao crime organizado. Só vamos conseguir ter um combate efetivo se todos se unirem. (...) O Herbert deu um recado claro da importância de efetivar cada vez mais a participação do Ministério Público”, afirmou o ministro Camilo Santana.

Também agraciaram o momento de celebração o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos, tio de Herbert; e o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, pai do novo procurador-geral de Justiça do Ceará.

“É um jovem, além de talentoso, é pacificador, harmonioso e com um detalhe interessante: gosta de trabalhar, e gosta exatamente de trabalhar em equipe, em grupo (...) Estou torcendo muito pelo nosso Ministério Público, que o Ministério Público do Ceará continue sendo forte, como sempre foi”, disse o ministro Teodoro, em entrevista ao PontoPoder.

Já o presidente Raimundo Nonato, também em entrevista ao portal, afirmou que Herbert “começou muito bem”.

“Ele já começou criando alguns órgãos muito importantes para a sociedade cearense. Eu acredito que, por exemplo, a criação desses dois órgãos, mais dois Gaecos, o Gaeco da região Sul e o Gaeco da região Norte, com sede em Juazeiro e Sobral, eram de suma importância”, avaliou o dirigente.

Veja também

PARCERIA COM SSPDS

“Falando em direitos, o direito à vida, o de ir e vir, com segurança e paz, serão a nossa prioridade. O fortalecimento do Ministério Publico no enfrentamento da criminalidade organizada é pressuposto essencial para a garantia da ordem pública e da segurança da população”, afirmou Herbert em seu discurso.

Durante sua fala, o novo procurador-geral de Justiça do Ceará anunciou algumas medidas no campo da segurança. Foram elas:

  • Implantação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) regionais;
  • Fortalecimento do GAECO;
  • Descentralização do GAECO Norte, tendo como sede Sobral;
  • GAECO Sul terá como sede Juazeiro do Norte;
  • Criação do CyberGaeco, para investigação de crimes cibernéticos;
  • Criação do Grupo Especializado em Segurança Pública (GAESP), que atuará em conjunto com a SSPDS.
Assuntos Relacionados