Legislativo Judiciário Executivo

Três vereadores suplentes tomam posse na Câmara Municipal de Fortaleza; veja quem entra e quem sai

Os três pedidos de licença que abriram espaço para os suplentes foram aprovados na terça (24) pela Casa

Escrito por
Ingrid Campos ingrid.campos@svm.com.br
A imagem mostra os vereadores Juninho Aquino, Cláudio Lima, Leo Couto (presidente da Câmara) e Igor Nogueira posando para a foto. Eles vestem trajes formais para o Parlamento.
Legenda: Juninho Aquino, Cláudio Lima, Léo Couto (presidente da Câmara) e Igor Nogueira posam para foto durante cerimônia de posse.
Foto: Divulgação/CMFor

Três vereadores suplentes tomaram posse na Câmara Municipal de Fortaleza nesta quarta-feira (25), após licença dos titulares Germano He-Man (Mobiliza), Ana Aracapé (Avante) e Pedro Matos (Avante). Os substitutos são, em ordem: Igor Nogueira (Mobiliza), Juninho Aquino (Avante) e Cláudio Lima (Avante). Na ocasião, eles leram o juramento e assinaram o termo de posse.

Os três pedidos de licença foram aprovados na terça (24) pela Casa. Germano e Ana tiraram licenças de interesse particular. Já Pedro deixou o cargo de vereador temporariamente para assumir, na condição de suplente, um assento na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Veja também

Antes filiado ao PL, ele se tornou o primeiro suplente do partido nas eleições de 2022. Pelos próximos 120 dias, substitui Dra. Silvana (PL) na função. A sua posse na Alece acontece na quinta-feira (26).

Conheça os novos vereadores

Igor Nogueira é empresário, mas já passou pela Câmara Municipal como chefe de gabinete do ex-vereador Didi Maravilha e auxiliou na implantação de projetos comunitários em regiões como Bom Jardim e Parangaba. Também foi gestor de conciliação no Procon.

“Representar o povo é uma missão sagrada e ao assumir oficialmente renovo com ainda mais força o compromisso com essa cidade que me inspira. Venho para fazer uma grande diferença trabalhando junto com o prefeito e a sua base em defesa dos direitos dos cidadãos, pela melhoria da mobilidade urbana, e na proteção dos consumidores”, disse, em discurso de posse.

Juninho Aquino também tem experiência no Parlamento Municipal. Ele já assumiu assento na Casa na legislatura passada, durante o afastamento de Marcelo Lemos. Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), ele tem forte vínculo com os bairros Jardim Iracema e Padre Andrade.

“A gente que nasceu e se criou na periferia de Fortaleza, costuma dizer que o vereador é a ligação da população, da sociedade, com o poder Executivo. Então a gente tá pra fazer essa ponte. O fato de assumir de forma temporária só nos dá uma força maior pra trabalhar. A gente vai ter agora uma voz mais ativa na tribuna”, declarou na ocasião.

Novato na Câmara, Cláudio Lima já chegou a concorrer a deputado estadual em anos anteriores, mas também ficou na suplência. Em 2024, na campanha a vereador de Fortaleza, o agente administrativo obteve 7.838 votos.

“Estamos chegando hoje na Casa, e espero que seja de muito aprendizado esses quatro meses. A gente vai estar aqui para lutar por toda a Fortaleza, mas principalmente pela minha região, do Grande Pirambu. Nasci e me criei lá, bairro de gente trabalhadora, de homens e mulheres que acordam cedo para lutar pelo pão de cada dia. E a gente vai trabalhar na saúde, educação, e em tudo aquilo que a nossa comunidade precisa”, afirmou durante a sessão.

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados