Três vereadores suplentes tomam posse na Câmara Municipal de Fortaleza; veja quem entra e quem sai
Os três pedidos de licença que abriram espaço para os suplentes foram aprovados na terça (24) pela Casa
Três vereadores suplentes tomaram posse na Câmara Municipal de Fortaleza nesta quarta-feira (25), após licença dos titulares Germano He-Man (Mobiliza), Ana Aracapé (Avante) e Pedro Matos (Avante). Os substitutos são, em ordem: Igor Nogueira (Mobiliza), Juninho Aquino (Avante) e Cláudio Lima (Avante). Na ocasião, eles leram o juramento e assinaram o termo de posse.
Os três pedidos de licença foram aprovados na terça (24) pela Casa. Germano e Ana tiraram licenças de interesse particular. Já Pedro deixou o cargo de vereador temporariamente para assumir, na condição de suplente, um assento na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Veja também
Antes filiado ao PL, ele se tornou o primeiro suplente do partido nas eleições de 2022. Pelos próximos 120 dias, substitui Dra. Silvana (PL) na função. A sua posse na Alece acontece na quinta-feira (26).
Conheça os novos vereadores
Igor Nogueira é empresário, mas já passou pela Câmara Municipal como chefe de gabinete do ex-vereador Didi Maravilha e auxiliou na implantação de projetos comunitários em regiões como Bom Jardim e Parangaba. Também foi gestor de conciliação no Procon.
“Representar o povo é uma missão sagrada e ao assumir oficialmente renovo com ainda mais força o compromisso com essa cidade que me inspira. Venho para fazer uma grande diferença trabalhando junto com o prefeito e a sua base em defesa dos direitos dos cidadãos, pela melhoria da mobilidade urbana, e na proteção dos consumidores”, disse, em discurso de posse.
Juninho Aquino também tem experiência no Parlamento Municipal. Ele já assumiu assento na Casa na legislatura passada, durante o afastamento de Marcelo Lemos. Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), ele tem forte vínculo com os bairros Jardim Iracema e Padre Andrade.
“A gente que nasceu e se criou na periferia de Fortaleza, costuma dizer que o vereador é a ligação da população, da sociedade, com o poder Executivo. Então a gente tá pra fazer essa ponte. O fato de assumir de forma temporária só nos dá uma força maior pra trabalhar. A gente vai ter agora uma voz mais ativa na tribuna”, declarou na ocasião.
Novato na Câmara, Cláudio Lima já chegou a concorrer a deputado estadual em anos anteriores, mas também ficou na suplência. Em 2024, na campanha a vereador de Fortaleza, o agente administrativo obteve 7.838 votos.
“Estamos chegando hoje na Casa, e espero que seja de muito aprendizado esses quatro meses. A gente vai estar aqui para lutar por toda a Fortaleza, mas principalmente pela minha região, do Grande Pirambu. Nasci e me criei lá, bairro de gente trabalhadora, de homens e mulheres que acordam cedo para lutar pelo pão de cada dia. E a gente vai trabalhar na saúde, educação, e em tudo aquilo que a nossa comunidade precisa”, afirmou durante a sessão.