Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

'Não haverá um espaço que não tenha imagem', diz Elmano sobre instalação de câmeras em presídios

Ainda conforme o mandatário, a instalação das câmeras nas unidades penitenciárias do Estado deve começar em breve

Escrito por Alessandra Castro , alessandra.castro@svm.com.br
Elmano
Legenda: Segundo o governador, alguns policiais penais já utilizam câmeras de monitoramento nos uniformes
Foto: Fabiane de Paula

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta terça-feira (25), que instalará câmeras de monitoramento em todos os ambientes internos do sistema prisional cearense, inclusive nas celas. A exceção ocorrerá apenas nos espaços de visita íntima, onde é resguardada a privacidade do detento.

A entrevista foi concedida ao jornal Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares, nesta terça-feira.

"Para não ter nenhuma dúvida de como nós devemos ter o controle do sistema prisional e garantir a dignidade das pessoas que estão presas, nós vamos instalar câmeras em todo o sistema prisional. Não haverá um ambiente, salvo o espaço íntimo do preso... Todos os demais espaços terão câmera. E o policial penal também utilizará câmera. Na verdade, eles já estão utilizando em testes"
Elmano de Freitas (PT)
Governador do Ceará

Ainda conforme o mandatário, a instalação das câmeras nas unidades penitenciárias do Estado deve começar quando o procedimento administrativo for concluído. Segundo ele, falta apenas assinar um termo com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Veja também

Para o petista, a gravação em tempo real deve inibir ações indevidas dos presos e por parte dos agentes.

"Não haverá um espaço no presídio que não tenha imagem, que não tenha câmera, inclusive na cela. Na cela terá imagens para evitar qualquer acusação indevida e também para inibir. É fato que houve desvio de agentes e, em todos os casos que teve denúncia de tortura, foi feito investigação, foram afastados (policiais penais), respondem processos administrativos", destacou.

Órgãos de disciplina, Ministério Público e representantes da sociedade civil ligados aos Direitos Humanos terão acesso às imagens, ainda conforme Elmano.

Veja também

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o governador ressaltou que a expectativa é instalar as câmeras até o fim do ano.

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados