Legislativo Judiciário Executivo

Camilo evita embate com PDT e faz aceno à gestão de Sarto: 'Questão política se resolve na eleição'

Ministro esteve em Fortaleza para inauguração de instalações no Complexo Hospitalar da UFC

Escrito por Luana Barros , luana.barros@svm.com.br
Camilo Santana e Elmano
Legenda: Camilo e Elmano evitaram rebater as críticas feitas por André Figueiredo às gestões estaduais
Foto: Fabiane de Paula

Em visita ao Ceará nesta segunda-feira (19), o ministro da Educação, Camilo Santana (PT) preferiu evitar embates, dias após o presidente do PDT Ceará, deputado federal André Figueiredo (PDT), ter criticado "obras paralisadas" em Fortaleza durante gestões dele, de Izolda Cela (sem partido) e de Elmano de Freitas (PT). 

Sem citar o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), Camilo fez um aceno à gestão municipal da capital cearense. "As questões políticas, a gente resolve isso na época da eleição", disse o ministro ao ressaltar que é necessário "unir as três esferas de governo". Sarto é um dos principais aliados do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), que tem liderado a ala do PDT que preferiu ficar na oposição ao governador Elmano de Freitas.

As declarações ocorreram durante a inauguração de novas instalações do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Veja também

Durante a solenidade, Camilo mencionou a parceria com o Governo do Ceará e citou, em tom de lamento, a ausência de um representante da Secretaria de Saúde de Fortaleza. Ao saber que o secretário Galeno Taumaturgo estava presente, ele pediu para que este subisse ao palco. 

"As questões políticas, a gente resolve isso na época da eleição. É importante que a gente possa unir as três esferas - governo federal, governo estadual e governos municipais - porque o nosso compromisso e responsabilidade é trabalhar pelo povo", disse Camilo, na sequência.

Na coletiva de imprensa realizada após a inauguração, Camilo disse que não iria responder às críticas feitas por André Figueiredo. 

"Eu não vou comentar esse tipo de informação. A população do Ceará nos conhece, sabe o nosso trabalho, reconheceu nas urnas. O que nós vamos fazer agora é arregaçar as mangas - eu, o Elmano, presidente Lula - e trabalhar pelo povo cearense, pelo povo de Fortaleza".
Camilo Santana
Ministro da Educação

O foco, segundo o ministro, é "no trabalho administrativo". Camilo também preferiu não responder sobre a disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2024. No último sábado, o líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), ressaltou que o PT terá candidatura na capital cearense e que nenhum nome está descartado

Também indagado sobre as críticas feitas por Figueiredo, o governador Elmano de Freitas disse que iria "seguir o conselho do ministro Camilo". "Trabalhar mais, mais e mais. A melhor resposta é trabalhar cada vez mais", disse o governador.

Crise no PDT

As críticas feitas por André Figueiredo às gestões estaduais - algumas das quais o PDT integrou a base aliada - aprofundaram a crise vivida pelo PDT no Ceará. 

“Nossa Terra da Luz segue com sua beleza comprometida por obras inacabadas do Governo do Estado, principalmente na Praia de Iracema, lugar histórico e ícone turístico da capital cearense”, escreveu Figueiredo no Twitter na última quarta-feira (14). Na publicação, ele destacou obras como a Linha Leste do Metrô de Fortaleza e também usou imagem do Acquário do Ceará - obra iniciada pelo ex-governador e agora senador Cid Gomes (PDT). 

Veja também

Figueiredo, no entanto, negou que a publicação seja uma crítica ao correligionário. 

"Impressionante a obsessão em fazer uma intriga minha com o senador Cid Gomes. Minha postagem sobre as obras paradas em Fortaleza são muito claras. Cid deixou de ser governador há 9 anos. Seus  sucessores  fizeram o que em obras estruturantes que ele iniciou? Absolutamente nada!", escreveu, novamente no Twitter, na última sexta-feira (15). 

As falas do deputado, no entanto, acabaram gerando críticas tanto de pedetistas como de petistas. Deputados federais e estaduais reforçaram a antiga aliança entre PT e PDT - que deram sustentação às gestões de Cid, Camilo e Izolda. 

Veja também

Muitos parlamentares do PDT, inclusive, são aliados do Governo Elmano, apesar do partido ter, oficialmente, liberado os filiados quanto ao posicionamento em relação ao governo estadual. Figueiredo tem tido também o comando do PDT Ceará questionado, já que Cid Gomes reforçou, em mais de uma ocasião, ter interesse em assumir o diretório estadual do partido. 

Assuntos Relacionados