Entenda por que a Semana Santa muda de data a cada ano
Período foi definido no século IV e é utilizado até hoje

A partir deste domingo (13), cristãos irão celebrar a Semana Santa, período sagrado que relembra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Em 2025, ela se estende até o dia 20 de abril, quando é celebrada a Páscoa. Porém, diferentemente de outros ciclos religiosos, este não possui data fixa e pode mudar a cada ano. Mas por que isso acontece?
Para entender o assunto, é preciso voltar ao século IV, no ano de 325, durante o Concílio de Niceia. Neste evento, a Igreja Católica definiu o seguinte período para unificar a celebração da Semana Santa: o primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera (no Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul).
Veja também
Semana Santa e calendário lunar
Como o calendário lunar é móvel, a Semana Santa pode então acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril. Para calcular a data, devem-se somar 46 dias à Quarta-feira de Cinzas, dia seguinte ao Carnaval, quando começa a Quaresma.
A definição da data da Semana Santa é importante pois impacta em outros momentos festivos, como o Carnaval, e serviços municipais e estaduais. É válido lembrar que apenas a Sexta-Feira Santa é considerada feriado nacional.
Quando será o feriado em abril de 2025
Em 2025, o feriado acontece no dia 18 de abril. Na liturgia católica, o dia simboliza o início do Tríduo Pascal, marcado celebração da última ceia e da prisão de Cristo.
Datas da Semana Santa 2025
- Domingo de Ramos: 13 de abril (dia da benção de ramos)
- Segunda-feira Santa: 14 de abril
- Terça-feira Santa: 15 de abril
- Quarta-feira Santa: 16 de abril
- Quinta-feira Santa: 17 de abril (dia da cerimônia do Lava-pés)
- Sexta-feira Santa: 18 de abril (feriado nacional)
- Sábado de Aleluia: 19 de abril (dia da Vigília Pascal)
- Domingo de Páscoa: 20 de abril
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.