Quando é a Semana Santa em 2025? Veja quais são os dias do feriado

O período celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 11:21)
Imagem simbólica de uma figura carregando uma cruz ao amanhecer, representando sacrifício e redenção. Ideal para temas de fé e espiritualidade.
Legenda: A sexta-feira santa, em 18 de abril, será o único dia da Semana Santa considerado feriado nacional
Foto: Shutterstock

A partir do dia 13 de abril, católicos irão celebrar o momento de preparação para a Páscoa, conhecido como Semana Santa. Para a Igreja Católica, a Semana Santa é considerada a época mais importante do ano litúrgico e relembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Em 2025, a data será comemorada até dia 20 de abril. Mas, segundo a Constituição Federal, o dia 18 de abril, na Sexta-feira Santa, será feriado nacional.

É importante lembrar que o período de celebração muda todo ano. Para calcular a data, deve-se somar 46 dias à Quarta-feira de Cinzas, dia seguinte ao Carnaval. Este período é chamado de Quaresma, que neste ano se encerra no dia 13 deste mês, conhecido como Domingo de Ramos.

Datas da Semana Santa 2025

  • Domingo de Ramos: 13 de abril (dia da benção dos ramos)
  • Segunda-feira Santa: 14 de abril
  • Terça-feira Santa: 15 de abril
  • Quarta-feira Santa: 16 de abril
  • Quinta-feira Santa: 17 de abril (dia da cerimônia do Lava-pés)
  • Sexta-feira Santa: 18 de abril (feriado nacional)
  • Sábado de Aleluia: 19 de abril (dia da Vigília Pascal)
  • Domingo de Páscoa: 20 de abril

Veja também

Qual o significado de cada dia da Semana Santa?

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos marca a chegada de Jesus a Jerusalém, dias antes da crucificação. O nome se deve à ação dos fiéis de cortar ramos de árvores para saudar o messias. Essa ação desperta inveja e desconfiança nos sacerdotes, que começam a tramar a morte de Jesus.

Segunda-feira santa

Na segunda-feira, Jesus visita, pela última vez, os amigos que vivem em Betânia, onde anuncia que sua hora havia chegado. Neste dia, as missas celebram o Evangelho segundo São João.

Terça-feira santa

Neste dia, Jesus sente os acontecimentos da Última Ceia. Entre os apóstolos, ele anuncia a traição de Judas e as fraquezas de Pedro. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as leituras desse dia proclamam: "Jesus insiste: ‘Agora é glorificado o Filho do homem e Deus é glorificado nele’".

Quarta-feira santa

Essa data celebra o encontro da mãe e do filho, quando homens saem com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres, com Nossa Senhora das Dores. No catolicismo, o padre proclama o célebre “Sermão das Sete Palavras”, fazendo uma reflexão que chama os fiéis à conversão e à penitência.

Quinta-feira santa

Conforme a tradição cristã, neste dia aconteceu a Santa Ceia, o momento em que Jesus, ao lado dos apóstolos, toma o pão e o vinho e os apresenta como o próprio corpo e sangue. "Durante a refeição, tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, isto é meu corpo. Fazei isto em memória de mim’", conta a Bíblia.

Também foi nesse dia, que ele lavou os pés dos discípulos, ensinando sobre humildade. Mais tarde, Judas entrega Jesus às autoridades. Ele é levado para o sumo-sacerdote para ser julgado e, posteriormente, condenado à morte.

Sexta-feira santa

Na tarde deste dia, é consumada a morte de Jesus, às 15h. Segundo a tradição cristã, a cruz onde Cristo foi crucificado representa esperança e a remissão dos pecados. Também é lembrada a Via-Sacra, que representa o caminho de Jesus até a crucificação e morte, com 14 estações da Via-Crucis.

Sábado Santo

Neste dia, conforme a tradição cristã, Jesus está no sepulcro, que foi lacrado com uma pedra e era guardado por soldados romanos, para evitar que o corpo fosse roubado. 

A igreja realiza a vigília pascal, junto ao sepulcro de Cristo, meditando a morte dele. À noite, uma celebração de bênção do fogo acende a fogueira e as velas do Círio Pascal, que representa Cristo Ressuscitado. Em seguida, a Páscoa é proclamada.

Também há tradição da "queima de Judas" nesse dia.

Domingo de Páscoa

O Domingo da Ressurreição é o dia mais importante da Semana Santa, conforme a CNBB. É nessa data que o cristianismo celebra a ressurreição de Jesus Cristo ao mundo dos vivos. "Páscoa" significa a passagem da escravidão para a liberdade. É o dia mais santo para a Igreja Católica.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.

Assuntos Relacionados