Usuários relatam instabilidade em primeiro dia da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025
O site do Governo Federal também apresentou instabilidade, liderando as reclamações

Usuários têm relatado instabilidade no site da Receita Federal nesta terça-feira (1º), quando iniciou a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda (IR).
De acordo com a Downdetector, plataforma que monitora problemas de quedas de serviço em tempo real, o portal é o segundo do País em reclamações, que iniciaram às 7h de hoje, tendo um pico às 10h30.
Veja também
Na própria ferramenta de monitoramento, brasileiros deixaram comentários sobre as dificuldades para acessar o sistema.
“Na boa… até consegui entrar, porém, esta dando somente tela em branco e carrega poucos caracteres…”, escreveu um internauta.

Mais cedo, ainda nos comentários da Downdetector, outro usuário se queixou de demora: “Agora são 11:10 da manhã no Brasil, e no programa IRPF 2025 quando clico em ‘Importar declaração pre-preenchida’ ele carrega um pouco, depois aparece um erro: ‘…não possível, tente mais tarde… ’. Já tentei umas 10x e mesma coisa”.
Além do site da Receita, o portal do Governo Federal também apresentou instabilidade, sendo o primeiro com mais notificações. As reclamações também iniciaram às 7h, e tiveram um pico às 14h20.
A plataforma do Governo da cesso a outros sites de serviços do Estado, sendo um deles o site de declaração do IR.
DECLARAÇÃO PRÉ-PREENCHIDA
A Receita Federal disponibilizou, ainda nesta terça, a nova versão da declaração pré-preenchida. A novidade é que o documento contempla todas as informações recebidas pelo órgão.
Há a estiva de que 57% das declarações de 2025 sejam feitas por meio dessa funcionalidade.
A ferramenta está disponível apenas para usuários com selo gov.br ouro e prata no PGD IRPF 2025 e no Meu Imposto de Renda (MIR), no portal e-CAC.
“A aplicação MIR apresenta "instabilidade técnica”. A RFB e o Serpro estão atuando com prioridade na normalização da aplicação”, informou ainda a RFB.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.