Quando acaba a Quaresma em 2024? Entenda a tradição religiosa

É comum durante a Quaresma que os fiéis pratiquem a oração, o jejum e a caridade como maneiras de se aproximar de Deus

Escrito por Redação ,
coroa de espinhos representando a Quaresma
Legenda: A igreja relembra os fiéis dos 40 dias em que Jesus foi tentado pelo Satanás no deserto
Foto: Shutterstock

A Quaresma é o período que antecede a Semana Santa. Neste ano, ela teve início na Quarta-feira de Cinzas, no dia 14 de fevereiro. Os 40 dias da Quaresma terminaram no Domingo de Ramos, dia 24 de março. No entanto, o fim da tradição religiosa é celebrado na Quinta-feira Santa, no dia 28 de março.

É comum durante a Quaresma que os fiéis pratiquem a oração, o jejum e a caridade como maneiras de se aproximar de Deus, numa celebração da ressurreição de Jesus, e são incentivados pela igreja para a purificação espiritual e renovação.

Veja também

Também é o momento em que a igreja relembra os fiéis dos 40 dias em que Jesus foi tentado pelo Satanás no deserto. Esse período inspira reflexões de arrependimentos e ações de mudanças. 

Após a Quaresma, começa o Tríduo Pascal, que conta com as celebrações da Sexta-feira Santa, o Sábado de Aleluia, e a Páscoa.

O QUE SIGNIFICA A QUARESMA?

A Quaresma remonta ao tempo do Novo Testamento, resgatando o período em que Jesus ficou jejuando e orando no deserto. Ele resistiu às tentações do demônio antes de iniciar o ministério público. 

Durante o evento religioso, os fiéis devem praticar o jejum, orações, penitências e também realizarem ações de caridade. 

Além disso, muitos católicos não comem carne às sextas-feiras por conta do jejum. Algumas igrejas também recomendam que esse seja um período para as pessoas abrirem mão de certos hábitos, como fofocas. Elas devem priorizar as orações.

Assuntos Relacionados