Polícia investiga Discord por suspeita de apologia à violência digital contra menores de idade

O inquérito foi expedido após o aplicativo descumprir uma solicitação para que uma transmissão com cenas de violência fosse derrubada

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 21:47)
Foto da silhueta de um homem utilizando um celular para matéria sobre polícia civil de SP iniciar investigação do Discord por apologia a violência digital contra menores
Legenda: A investigação do Discord se deu após o aplicativo descumprir uma solicitação emergencial de autoridades
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A plataforma de comunicação digital Discord esta sendo investigada pela Polícia Civil de São Paulo por suspeita de apologia à violência digital contra menores de idade.

O inquérito da PCSP foi expedido após o aplicativo descumprir uma solicitação emergencial de autoridades para que uma transmissão ao vivo com cenas de violência contra crianças fosse derrubada. A informação é da Folha de São Paulo.

“Como parte desse esforço, foi inaugurado o Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad), uma unidade dedicada a coibir a propagação da violência online, incluindo crimes como estupros virtuais e a comercialização de pornografia infantil”, informou a polícia ao Correio Brasiliense em nota.

Foi com o auxílio do Noad que os investigadores obtiveram as informações para abrir a solicitação emergencial. Em nota, segunda-feira (7), o Discord afirmou que abriu uma investigação e que continua aprimorando seus processos internos.

Veja também

O que é estupro virtual?

Dedo se aproximando da tela do celular para clicar no ícone do aplicativo do Discord para matéria informando sobre investigação da polícia civil sobre suposta apologia à violência digital
Legenda: Discord esta sendo investigada pela Polícia Civil de São Paulo por suspeita de apologia à violência digital
Foto: Shutterstock/Sergei Elagin

Nesse domingo (6), uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, expôs como o aplicativo vendo sendo utilizado para cometer crimes contra menores, dentre eles, o estupro virtual.

De acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o crime é caracterizado por constranger, chantagear e divulgar imagens intimas de vítimas na internet. Como o nome sugere, ele pode ser cometido mesmo sem contato entre o criminoso e a vítima.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

 

Assuntos Relacionados