Para quem é indicado o seguro de celular? Confira opções disponíveis no mercado

Serviço pode oferecer cobertura em casos de roubo, furto ou dano

Escrito por Lívia Carvalho ,
Legenda: Serviço pode ser encontrado para diversas coberturas
Foto: Natinho Rodrigues

Assim como o seguro de carro, o serviço voltado para a cobertura de avarias em celular tem se popularizado nos últimos, especialmente com o aumento da insegurança. Somente neste ano, por exemplo, o Ceará registrou 7,3 mil furtos até o mês de fevereiro, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS). 

Hoje, já existem diversas opções no mercado que cobrem de forma geral os casos de roubo, furto e dano. Os valores variam conforme o modelo do celular e o tipo de cobertura escolhida. Alguns ainda oferecem a opção de assegurar o consumidor em casos de avarias fora do Brasil.

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Mas, afinal, para quem é indicado contratar um seguro para celular? O presidente da Comissão de Seguro Garantia Estendida e Afinidades da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), Luis Reis, explica que o serviço é recomendável a todos que tenham um celular

"O seguro custa, em média, 20% a 25% do valor do aparelho. Em geral, o segurado sabe por experiência própria que qualquer reparo que tenha que fazer no celular (uma tela quebrada, por exemplo) ficará muito mais caro que o valor pago no seguro, sem mencionar a necessidade de reposição do aparelho no caso de perda total por dano, roubo ou furto", afirma.

O especialista pontua ainda que, ao escolher o seguro, é importante verificar se a empresa tem vínculo com alguma seguradora, ou seja, uma entidade autorizada e fiscalizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o órgão regulador do governo. 

Dessa forma ele sempre terá seus direitos protegidos. Quanto às características do seguro, eu diria que são três as principais a se atentar: coberturas oferecidas, franquia e vigência do seguro (quando inicia e termina a cobertura do risco contratado)". 
Luis Reis
presidente da FenSeg

Coberturas disponíveis

De acordo com Reis, as coberturas mais comuns são danos acidentais, roubo e furto e garantia estendida. 

  • Danos Acidentais: cobre o reparo de avarias decorrentes de quedas acidentais, imersão em líquidos e, no caso de não ser possível realizar o reparo do bem, o segurado recebe um novo aparelho.
  • Roubo e furto: o roubo é caracterizado quando a pessoa sofre ameaça física verbal ou uso de força bruta (exemplo: assalto com uma faca, canivete ou arma); já o furto é identificado quando a pessoa não sofre ameaça e só percebe que foi furtada após o fato ter ocorrido.
  • Furto qualificado: quando há vestígios do crime (exemplo: notar que o celular foi roubado através de um rasgo na bolsa ou uma gaveta arrombada)
  • Furto simples: quando a pessoa não percebe o furto e tampouco encontra vestígios do crime. É importante compreender essa distinção, pois nem todos os produtos oferecidos no mercado cobrem o furto simples e o consumidor precisa estar consciente de quais coberturas está comprando.
  • Garantia Estendida: como o nome diz, é uma extensão da garantia original oferecida pelo fabricante por um determinado período.

"Antes de comprar o seguro, as pessoas devem se perguntar que tipo de “dor” estão tentando resolver. É comum que nos grandes centros a principal preocupação seja com a subtração do aparelho, ou seja, o roubo ou furto do mesmo, ao passo que em cidades mais pacatas, a cobertura de danos acidentais é a mais procurada", acrescenta. 

Pier 

Como contratar  

Para contratar o serviço, é necessário acessar o site da Pier e selecionar o modelo do aparelho celular e a memória. Escolha o plano desejado e clique em "Pedir convite".  

Será necessário informar dados pessoais como nome, e-mail e CPF. O cadastro passará por uma análise e o retorno chegará pelo e-mail informado. 

O pagamento é feito mensalmente e varia conforme modelo e memória do celular, além disso, não é cobrada franquia caso o serviço seja acionado.  

O que cobre  

  • Roubo  
  • Furto simples 
  • Furto qualificado 

O que não cobre  

  • Danos físicos  
  • Perdas 
  • Ocorrências fora do Brasil 

Preços  

  • iPhone 13 Pro Max 1024GB: de R$ 181,60 a R$ 261 por mês  
  • iPhone XR 64GB: de R$ 42,70 a R$ 58,70 
  • Galaxy S21 FE 128GB: de R$ 52,40 a R$ 78,70 
  • Galaxy A32 64GB: de R$ 14 a R$ 20,90 
  • Redmi 9 32GB: de R$ 9 a R$ 12,40 

Ciclic 

Como contratar 

O seguro pode ser contratado pelo site, informando os dados e o modelo do aparelho. Após isso, escolha a cobertura desejada e inclua os dados para o pagamento. 

A franquia é de 25% sobre o valor de capital segurado e deverá ser paga sempre que houver necessidade de acionamento do seguro, independentemente do tipo de sinistro com previsão de cobertura.  

O que cobre 

  • Roubo  
  • Furto qualificado 
  • Danos acidentais como queda do celular na piscina 

O que não cobre 

  • Furto simples 
  • Perdas 

Porto Seguro  

Como contratar 

O seguro pode ser contratado pelo site da Porto Seguro e informar alguns dados pessoais. Além disso, é preciso selecionar a marca e o modelo do seu celular e escolher um plano de cobertura.  

Depois, defina a forma de pagamento, baixe do app Porto Seguro e faça a verificação do seu celular

O que cobre 

O consumidor pode escolher qual cobertura quer ter entre as opções: 

  • Quebra acidental  
  • Roubo  
  • Quebra + roubo  
  • Quebra + roubo + furto simples 

O que não cobre 

  • Desaparecimento, perda ou extravio  
  • Furto em decorrência de abandono  
  • Má utilização e desgaste natural por uso  
  • Utilização inadequada do equipamento ou o não cumprimento das instruções do fabricante constantes no Manual de Instruções 
  • Danos preexistentes a contratação do seguro 

Nubank  

Como contratar 

O seguro de celular do Nubank pode ser contratado pelo aplicativo. Porém, está em fase de lançamento e ainda não está disponível para todos. Lá, o cliente escolhe a cobertura que gostaria e, depois de 30 dias, o celular já está protegido.  

Caso seja necessário acionar o seguro, será cobrada uma franquia e, de acordo com o Nubank, ela é cobrada para que o pagamento mensal do seguro fique mais barato.  

O que cobre  

  • Furto simples e qualificado ou Roubo 
  • Dano acidental 
  • Cobertura completa, que cobre os dois tipos de incidentes. 

PagBank 

Como contratar 

Para contratar o seguro de celular do PagBank, é necessário ter a conta digital PagBank. Assim, é só acessar o aplicativo e ir em “Seguros” e escolher entre o plano Ouro ou Prata.  

Os valores variam conforme a cobertura e o aparelho e custam a partir de R$ 12,90 por mês. Além disso, é cobrada uma franquia de 10% do valor do aparelho em caso de acionamento do seguro.  

O que cobre  

  • Roubos 
  • Furtos mediante arrombamento 
  • Quebras acidentais e danos causados por derramamento de líquidos 

Em caso de roubo ou furto mediante arrombamento o seguro garante a reposição imediata do smartphone. Nos demais casos, o reparo ou a reposição do aparelho é realizada o mais rápido possível. 

 

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