Ocupação hoteleira no feriadão é de 90% no litoral cearense; veja destinos mais procurados

Fortaleza deve ter ocupação de 65% no período, menor que no feriado prolongado de 7 de setembro

Escrito por Heloisa Vasconcelos , heloisa.vasconcelos@svm.com.br
Cumbuco, Ceará
Legenda: Praia do Cumbuco
Foto: Thiago Gadelha/ SVM

O feriadão de Nossa Senhora Aparecida, comemorado no dia 12 de outubro, promete levar muitos visitantes para as praias do litoral cearense. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), a ocupação hoteleira em destinos, como Jericoacoara, Icaraí de Amontada, Cumbuco, Canoa Quebrada e Flecheiras, deve ficar em torno de 90% no período. 

Veja também

O número é próximo ao registrado no último feriado prolongado, de 7 de setembro. A ocupação na Capital, contudo, deve ser menor. A expectativa da ABIH-CE é de ocupação hoteleira de 65% em Fortaleza; no mês passado, a porcentagem chegou a 76%. 

Para o presidente da ABIH-CE, Regis Medeiros, o número, contudo, ainda deve crescer com reservas de última hora. 

“A gente está notando uma melhora mês a mês. Eu pensei que os números seriam iguais aos do 7 de setembro. Existem reservas de última hora, acredito que esse número de 65% ainda possa subir”, diz. 

Ocupação no litoral 

O litoral cearense tem uma ocupação maior que a da capital devido à maior movimentação do turismo interno. “É o turismo regional, o próprio cearense viajando para o litoral. Fortaleza é um público mais de outros estados”, explica Regis. 

Veja alguns dos principais destinos

  • Jericoacoara 

  • Canoa Quebrada 

  • Cumbuco 

  • Morro Branco 

  • Icaraí de Amontada 

  • Flecheiras

  • Lagoinha

  • Paracuru

  • Águas Belas 

Expectativas positivas 

O setor hoteleiro tem expectativas positivas para o processo de retomada e já vem sentindo os efeitos da vacinação na demanda. A volta dos eventos também impulsiona a hotelaria, sobretudo na capital. 

Foto: Kid Júnior/ SVM

“A gente tem sentido que a retomada tem acontecido, as pessoas têm voltado a viajar, principalmente no segundo semestre. Agora com a liberação de alguns eventos isso também tem ajudado bastante”, destaca a presidente da Associação dos Meios de Hospedagem e Turismo do Ceará (AMHT-CE), Vera Lúcia. 

Ela afirma que o setor vem se comportando neste segundo semestre de forma muito superior ao ano passado e reforça que o estado deve continuar tendo surpresas positivas, sobretudo se houver eventos de Réveillon. 

O turismo regional reforça as expectativas positivas, com mais brasileiros escolhendo viajar no próprio país seja em razão de barreiras sanitárias no exterior ou por questões como a alta do dólar. 

“Quanto mais vacina, as pessoas vão se sentindo mais à vontade. Com o final do ano chegando as pessoas querem se deslocar, tem uma demanda retraída”, projeta Regis. 

Mesmo com o avanço na procura, o presidente da ABIH-CE reforça que os protocolos continuam sendo seguidos. “O protocolo entrou no automático, uso da máscara, distanciamento das mesas, limpeza dos apartamentos.  O que a gente quer é andar para frente e graças a Deus isso está acontecendo”, afirma.  

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados