Enel Ceará fica entre as 10 piores empresas de fornecimento de energia do Brasil; veja ranking

Ranking elaborado pela Aneel analisa frequência e duração de interrupções no fornecimento de energia

Escrito por
Mariana Lemos mariana.lemos@svm.com.br
(Atualizado às 09:46, em 03 de Abril de 2025)
sede da enel ceará em Fortaleza
Legenda: Enel Ceará está entre os dez piores desempenhos de continuidade do fornecimento de energia
Foto: Shutterstock

A Enel Ceará, responsável pela distribuição de energia no Ceará, ficou entre as dez concessionárias brasileiras com pior desempenho na continuidade do fornecimento de energia elétrica. 

O resultado foi divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (2). Considerando as 31 concessionárias de grande porte avaliadas, a Enel Ceará ficou na 24ª posição

O Desempenho Global de Continuidade é relativo ao ano de 2024 considera a duração e a frequência das interrupções de energia em relação ao limite estabelecido pela Aneel. 

No ano passado, a Enel Ceará ficou na 18º posição de 29º concessionárias avaliadas. O indicador classifica as concessionárias com mais de 400 mil unidades consumidoras. 

A nota do DGC deste ano foi 0,82, resultado pior que do ano anterior, de 0,80 — quanto menor o indicador, melhor a avaliação da empresa. A concessionária melhor avaliada é a CPFL Santa Cruz, que atende as regiões paulistas de Itapetininga e Ourinhos, tem nota 0,58.

Nesta semana, a Enel Ceará pediu a antecipação da renovação de sua concessão de distribuição de energia por mais 30 anos. O pedido deve ser avaliado pela Aneel. 

A concessionária do grupo italiano Enel em São Paulo está na 21ª posição. Já Enel Rio de Janeiro ficou na 27ª posição.

Em nota, a Enel Ceará ressaltou que o Desempenho Global de Continuidade (DGC), indicador utilizado no ranking da Aneel, observa os valores apurados de duração e frequência média das interrupções de energia (DEC e FEC) das distribuidoras em relação aos limites regulatórios estabelecidos pela agência para cada concessão.

"Como estes limites variam para cada empresa, os resultados se tornam mais desafiadores em algumas concessões, não refletindo no ranking, na mesma proporção, os avanços nos números absolutos dos índices de qualidade", informou a companhia. Confira nota da empresa na íntegra abaixo.

INTERRUPÇÕES NO FORNECIMENTO DE ENERGIA

O desempenho é medido a partir da frequência de interrupções e a duração das interrupções no fornecimento de energia

Ao longo de 2024, os consumidores atendidos pela Enel Ceará registraram uma média de 4,19 interrupções. O número é abaixo do limite estabelecimento pela Aneel, de 6,46.

As interrupções no fornecimento de energia no Ceará duraram cerca de 9,68 horas — ligeiramente abaixo do limite estipulado de 9,85 horas. 

Veja nota da Enel Ceará na íntegra

A Enel ressalta que o Desempenho Global de Continuidade (DGC), indicador utilizado no ranking da Aneel, observa os valores apurados de duração e frequência média das interrupções de energia (DEC e FEC) das distribuidoras em relação aos limites regulatórios estabelecidos pela agência para cada concessão. Como estes limites variam para cada empresa, os resultados se tornam mais desafiadores em algumas concessões, não refletindo no ranking, na mesma proporção, os avanços nos números absolutos dos índices de qualidade.
 
As três distribuidoras da Enel no país (Enel Rio, Enel Ceará e Enel São Paulo) cumprem os seus limites regulatórios estipulados pela Aneel e registraram avanços em seus indicadores de qualidade. A quantidade de vezes em que os clientes da Enel ficaram em média sem energia foi menor em 2024 do que nos anos anteriores, assim como a duração das interrupções também foi reduzida. 
 
Vale ressaltar ainda que entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, as três distribuidoras da Enel ficaram entre as 11 distribuidoras com o melhor DEC do país, mesmo considerando os desafios impostos pelo verão. 

A Enel reafirma o seu compromisso com a melhoria contínua do serviço prestado a seus clientes, expressa pelo robusto plano de investimentos anunciado recentemente no país. Entre 2025 e 2027, a companhia vai investir R$ 24 bilhões em distribuição no Brasil, volume recorde de investimento nas três áreas de concessão.

Evolução da Enel Rio
2024 X 2020
DEC: redução de 19%
FEC: redução de 29%
 
Evolução da Enel Ceará
2024 X 2020
DEC: redução de 41%
FEC: redução de 33%
 
Evolução da Enel São Paulo
2024 X 2020
DEC: redução de 11%
FEC: redução de 17%

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados