Como consultar o 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2021
Consulta foi liberada nesta sexta-feira (23). A nova rodada de pagamentos está prevista para o dia 30 de julho
A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (23) a consulta do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021. A consulta pode ser realizada pelo site ou aplicativo do órgão.
A nova rodada de pagamentos está prevista para o dia 30 de julho. O primeiro lote foi depositado no dia 31 de maio.
Veja também
Também será possível conferir se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, como malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora, corrigindo as pendências.
Como fazer a consulta da restituição do IR no site:
- No site, basta ir em "Meu Imposto de Renda"
- Clique em "Consultar Restituição"
- Preencha os dados solicitados
- Em seguida, você será redirecionado para uma página com as informações
Como fazer a consulta no aplicativo:
- Faça o download do app "Pessoa Física" na loja de aplicativos do seu celular
- Na página inicial, vá à opção "Consulta Restituição"
- Informe seu CPF e clique no ícone da lupa
- Em seguida, serão mostradas as informações
CONFIRA CALENDÁRIO DA RESTITUIÇÃO
As restituições serão pagas em cinco lotes, assim como ocorreu no Imposto de Renda 2020. A Receita Federal espera concluir o pagamento de todas as restituições até setembro.
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 30 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
DEPÓSITOS
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se por algum motivo o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
N/este caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo site, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
PRIORIDADE LEGAL DE RESTITUIÇÃO
Têm prioridade legal de restituição os contribuintes idosos, com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
PRAZO PARA RESGATE DOS VALORES
Após um ano, se o resgate não foi feito, deverá ser solicitado por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, disponível no e-CAC. O prazo para pedido de pagamento de restituição na Receita Federal é de 5 anos.
Cerca de 390 mil contribuintes ainda não receberam a sua restituição de 2020 em razão de pendências em suas contas bancárias e têm saldo disponível para resgate ou reagendamento junto ao Banco do Brasil.