Bondinho de Fortaleza deve ser entregue em fevereiro de 2022

Equipamento terá percurso de 2,1 km entre o Dragão do Mar e o Theatro José de Alencar

Escrito por Redação ,
Legenda: O bodinho percorrerá um percurso de 2,1 quilômetros com quatro paradas, iniciando o trajeto no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, passando pelo Mercado Central e Estação das Artes, e encerrando o passeio no Theatro José de Alencar.
Foto: Arquivo

O Bonde Elétrico Cultural e Turístico de Fortaleza, cujo processo licitatório está em fase final, deve ficar pronto daqui a um ano, em fevereiro de 2022. A previsão é do secretário da Infraestrutura do Ceará, Lúcio Gomes.

Na última sexta-feira (12), a Pasta anunciou o consórcio MPE/Temoinsa/MOB/Comol como o vencedor da seleção para planejamento e implantação do equipamento, por R$ 115,9 milhões.

"A nossa expectativa é que seja concluído em um ano. Em seguida, iniciamos a fase de operação assistida por cerca de três meses", afirma Gomes.

Veja também

Apesar de já ter sido anunciado o vencedor, o titular da Seinfra ressalta que ainda possuem algumas fases a serem cumpridas. Como o ganhador é um consórcio - empresa composta por outras empresas e aberta para um fim específico -, está sendo realizado atualmente o registro na Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec).

"Esse processo demora alguns dias. Concluída essa etapa, já podemos assinar o contrato e dar a ordem de serviço em 10 ou 15 dias", esclarece.

Antes de começar a construir, o consórcio ainda vai elaborar projetos executivos das obras cíveis e elétricas do equipamento, entre outras.

"Além disso, eles precisam fazer um projeto para os trens, atendendo aos requisitos que estão especificados no edital. Eles nos apresentam, nós aprovamos, e depois inicia a fabricação dos carros", explica.

Projeto do bonde

O bondinho percorrerá um percurso de 2,1 quilômetros com quatro paradas, iniciando o trajeto no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, passando pelo Mercado Central e Estação das Artes, e encerrando o passeio no Theatro José de Alencar.

Outros equipamentos históricos e culturais, que estão nas proximidades das estações, também poderão ser acessados, como a Biblioteca Estadual do Ceará, Teatro São José, casario histórico da Avenida Pessoa Anta, Forte de Nossa Senhora da Assunção, Catedral da Sé, Passeio Público e Emcetur.

O bonde, no estilo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), será movido a energia elétrica e terá capacidade para transportar, em média, 230 pessoas por viagem. Outro diferencial do bonde será a presença de janelas panorâmicas que permitam a observação da vista durante o trajeto.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados