Após a segunda recomendação do Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) para que a Infraero rescinda o contrato celebrado com o consórcio CPM Novo Fortaleza, para construção do terminal 2 de passageiros do Aeroporto Internacional Pinto Martins, a estatal decidiu abrir um processo administrativo sobre o caso. Conforme nota enviada pela assessoria de imprensa, "no dia 16/04, a Infraero abriu processo administrativo para rescindir unilateralmente o contrato das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Fortaleza. O consórcio tem um prazo de cinco dias úteis - a partir do recebimento da documentação - para apresentar defesa, conforme previsto em lei. Tal situação foi informada ao MPF no dia 17/04, dois dias depois que a recomendação de rescisão do contrato chegou à sede da Infraero".
Ontem, o novo superintendente da Infraero no Ceará, Usiel Vieira, falou pela primeira vez com a imprensa. Questionado sobre a construção, ele respondeu apenas que "a obra está contratada e eles estão executando. Por que eles não concluiram ainda é uma pergunta a ser feita ao próprio consórcio".
Em relação ao "puxadinho" que será construído para atender à demanda no período da Copa do mundo, ele reforçou que o prazo está mantido e que a obra deverá ser concluída até o fim deste mês. "O Terminal Remoto Temporário está em sendo montado e até o fim deste mês deve ser concluído. Ele entrará em operação tão logo o fluxo do aeroporto justificar, o que a gente está prevendo para o mês de junho", afirmou.
"É um espaço de 1.200 metros quadrados com sistema de refrigeração, sistema de som, quatro portões de embarque e banheiros. O passageiro vai perceber que a mesma qualidade de serviço que ele tem dentro de uma sala de embarque ele vai ter nesse Terminal Remoto Temporário", completou.
O superintendente disse ainda que a nova sala de embarque já está pronta, devendo entrar em operação quando a demanda do aeroporto crescer.
"A nova sala de embarque já está pronta. Na próxima semana, nós vamos fazer uma operação assistida. Ela hoje não está em operação porque o fluxo do aeroporto não justifica criar mais uma sala de embarque. As salas em operação atendem à demanda existente", destacou.
Fan Zone
Conforme Usiel Vieira, durante o período da Copa, o Aeroporto Internacional Pinto Martins contará com uma Fan Zone, oferecendo aos usuários entretenimento enquanto eles estiverem no terminal. "Para que os passageiros que virão assistir aos jogos e retornar às suas cidades de origem sem possuírem uma instalação aqui na cidade, está prevista uma Fan Zone, uma área de entretenimento para os passageiros, uma área com salão de jogos, sala de vivência e wi-fi. Será uma área para que os passageiros passem pelo aeroporto com mais tranquilidade e serviço prestado. Todos esses serviços são gratuitos e esse espaço vai estar aberto para os passageiros e transeuntes que estiverem no nosso aeroporto", informou.
José Maria Melo/Dháfine Mazza
Colunista/Repórter