Tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2020

Matérias do Diário do Nordeste publicadas ao longo dos últimos meses atualizam os candidatos sobre a prova, dão dicas de estudos, abordam as angústias sentidas na preparação e destacam os obstáculos impostos pela pandemia de covid-19

Legenda: Devido à pandemia de covid-19, versão impressa do Enem 2020 será aplicada nos dias 17 e 24 deste mês de janeiro de 2021.
Foto: Shutterstock

Pela primeira vez na história do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a edição de um ano vai ocorrer no ano posterior. O adiamento da prova foi necessário devido à pandemia de covid-19, que está em constante piora no País e segue motivo de preocupação e cuidado.

Ao longo dos últimos meses, o Diário do Nordeste produziu conteúdos sobre o exame que tanto dão dicas para os estudos preparatórios quanto abordam as angústias tradicionais sentidas pelos candidatos e os obstáculos impostos pela pandemia.

Além disso, as matérias explicam como serão os dias de prova — a primeira etapa da versão impressa é neste domingo (17) e a segunda é uma semana depois, no dia 24 —, tiram dúvidas sobre a primeira edição do Enem Digital — previsto para os dias 31 deste mês e 7 de fevereiro — e contam como os candidatos podem e devem se comportar para diminuir as possibilidades de contágio pela covid-19 nos locais de prova.

Também, diariamente, são acompanhadas as decisões do Governo Federal que dizem respeito ao exame e as movimentações jurídicas e sociais em torno desta edição do Enem.

Acompanhe, a seguir, as principais matérias sobre o tema:

Estudos

A pandemia de covid-19 pode ser cobrada na prova de diferentes maneiras. Professores listam possibilidades.

Os temas de redação do Enem não são completamente imprevisíveis e seguem pelo menos quatro eixos temáticos: político, científico, cultural e social.

Valendo, sozinha, 1.000 pontos, a redação desempenha um importante papel na composição da nota final do Enem. Em 11 passos, professores ensinam a alcançar a nota máxima.

Na prova de Ciências da Natureza, são avaliados conhecimentos em química, física e biologia.

A prova de Ciências Humanas engloba as disciplinas de história, geografia, sociologia e filosofia. Ela requer, sobretudo, repertório sociocultural e leitura.

A prova de Matemática tem se tornado mais exigente ao longo dos últimos anos. Administrar tempo de resolução das questões e controlar a ansiedade são fundamentais.

É na prova de Linguagens e Códigos que são cobrados conhecimentos em língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. É uma prova de habilidades e competências.

O podcast "Isso Cai no Enem" dá dicas rápidas de temas que podem ser cobrados em todas as provas do Enem.

Logística

O que pode e o que não pode no Enem 2020? Dicas ensinam como se portar antes e durante o exame.

Não utilizar máscara é uma das condutas que, em tempos de pandemia, pode desclassificar um candidato ao Enem.

A reaplicação do exame pode ser solicitada por candidatos que tiverem diagnóstico positivo de covid-19. 

Portões dos locais de prova vão abrir meia hora mais cedo neste ano.

A primeira edição do Enem Digital ocorre neste ano. A iniciativa será pontapé para mais mudanças no exame.

Local de prova e cartão de confirmação podem ser consultados na Página do Participante.

O Enem utiliza um método que prevê a análise do nível de conhecimento dos candidatos. Nota é calculada pelo sistema de Teoria de Resposta ao Item.

Comportamento

Professores ensinam a lidar com a ansiedade às vésperas do Enem.

Adolescentes relatam dificuldades em manter a saúde mental na preparação para o exame.

Expectativas e medos sobre o pós-Enem.

Descanso e sono adequados são aliados na preparação para a prova.

As vantagens para os candidatos que prestam o exame como "treineiros".

Dificuldades no acesso e na adaptação às aulas remotas são obstáculos na preparação para o Enem.