Descanso e sono adequado são aliados para alunos na reta final de preparação para o Enem

Podcast "Isso Não Cai no Enem" reúne relatos de estudantes que buscam equilíbrio entre rotina de estudos e tempo para relaxar.

Legenda: Especialistas explicam que descansar o cérebro durante rotina de estudos intensos melhora rendimento de alunos
Foto: Shutterstock

Mais de um turno de aula por dia, horas de resolução de questões, produção de redações e participação em simulados. O dia a dia de quem se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com foco em garantir uma vaga no ensino superior é, muitas vezes, exaustivo. No entanto, sem tempo reservado para o descanso e para a manutenção de um sono de qualidade, os vestibulandos podem ter rendimento prejudicado na prova. Cuidar da mente e do corpo também deve fazer parte da rotina de preparação.

No quinto episódio do podcast “Isso Não Cai no Enem”, conduzido pela jornalista do EducaLab, Luana Severo, os estudantes Louise Damasceno Lins, 21, e Matheus Honório de Souza, 17, contam como buscam equilíbrio e horas de lazer mesmo em meio a um período de estudos cansativo.

“Tive que aprender a reservar uma parte do meu dia pro estudo e outra parte pro descanso, mas eu confesso que, às vezes, eu me sinto um pouco culpado por equilibrar, sabe? Às vezes eu queria me dedicar aos estudos 24hs por dia, mas isso é humanamente impossível”, relata Matheus. O adolescente quer ingressar na faculdade de odontologia e, por ser um curso concorrido, fica ainda mais ansioso nos momentos de descontração por pensar em ficar para trás em relação a concorrentes.

Mesmo com a ansiedade aflorada, o vestibulando sabe que é necessário manter o hábito de desligar a mente dos estudos e do trabalho. Além de ser aluno de uma escola pública de Fortaleza, Matheus vende comida para ajudar na renda da família pelo perfil no Instagram @pari_sbolos. Sem o descanso, ele relata que vira uma “pessoa muito chata”, estressada e ansiosa.

Louise, que quer vaga em medicina, também acredita que usar o tempo livre para “não fazer nada” e recuperar energias afeta diretamente o seu rendimento. “Quando você tá cansado, quando você tá com sono durante o seu horário de estudo, você não consegue aprender tudo o que você quer aprender, você não consegue render o que você tava esperando render, então, é necessário descansar”. Apesar de ter consciência da importância de relaxar, a estudante confessa que ainda é difícil seguir o próprio conselho.

“Quando existe o momento do lazer, quando existe o momento do descanso, o cérebro tá funcionando de maneira diferente. E, quando ele volta pra essa questão do estudo, é como se fosse um novo desafio pra ele, então, isso potencializa, inclusive, as atividades cerebrais”, explica a psicóloga e psicopedagoga Eveline Câmara. Para ela, preservar o bem-estar deve ser prioridade.

Desequilíbrio afeta o sono

De acordo com Manoel Sobreira, médico neurologista, parte fundamental do descanso é a qualidade do sono. Mais do que dormir uma média de horas pré-estabelecida por noite, o estudante deve se atentar para as próprias necessidades de sono e descanso. “Para que o indivíduo possa ter um bom desempenho, ele precisa manter uma rotina minimamente estabelecida, de maneira regular e que não ocasione uma redução da necessidade de sono individual para aquela pessoa”, diz.

O especialista recomenda que os estudantes criem um horário para deitar, dormir e levantar todos os dias. Além disso, evitar bebidas com cafeína no início da noite é o mais aconselhado. Também é prejudicial o uso de telas, como celulares ou computadores, na hora de dormir, já que, segundo o médico, eles inibem a produção endógena de melatonina e atrapalha a rotina de sono.

O que são podcasts?

O “Isso Não Cai no Enem” é um podcast produzido pelo EducaLab e realizado pelo Sistema Verdes Mares, com apoio do Governo do Ceará e da Universidade de Fortaleza. Está disponível nos principais agregadores de streaming. 

Podcasts são materiais entregues em formato de áudio, muito semelhantes a programas de rádio. Porém, a diferença é que este conteúdo fica disponível para que o ouvinte escute quando e onde quiser. Não é ao vivo. São produzidos sob demanda.