Inscrições do Prouni 2022.2 iniciam hoje e vão até a próxima quinta-feira

A 1ª chamada será no dia 8 de agosto e a 2ª chamada em 22 de agosto de 2022

Legenda: Inscrições para o Prouni estão abertas.
Foto: Adobe Stock

A partir dessa segunda-feira, 1º, até a próxima quinta, 4, o Programa Universidade para Todos (Prouni) recebe as inscrições para vagas referentes ao segundo semestre de 2022. Entre as mudanças anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para essa edição estão a inscrição por modalidade de concorrência e a ampliação de critérios escolares.

O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino privadas. Para conseguir o benefício o estudante precisa atender aos critérios estabelecidos pelo edital do programa, como: ter feito o Enem e obtido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame, além de não ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro.

Outro critério é a renda do candidato. Para participar do processo seletivo, o estudante deve preencher alguns critérios como as exigências de faixas de renda per capita de até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral; e até 3 salários mínimos, para bolsa parcial que representa 50% do valor da mensalidade do curso.

Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos estudantes inscritos nos processos seletivos do Prouni vai considerar as notas obtidas nas duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), imediatamente anteriores ao processo seletivo do Prouni para ingresso em curso de graduação ou sequencial de formação específica.

Formas de classificação do Prouni 2022.2

A classificação observará a modalidade de concorrência – se ampla concorrência ou ações afirmativas – escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta, instituição, e dentro de cada modalidade deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas do Enem e, segundo o edital, priorizada a seguinte ordem:

  • Professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

O resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados poderá ser consultado na página oficial do programa e será constituído de duas chamadas sucessivas. A 1ª chamada será no dia 8 de agosto e a 2ª chamada em 22 de agosto de 2022.

Bolsas de estudo para graduação sem financiamento

O Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, disponibiliza bolsas de estudo para cursos EAD e presenciais com até 70% de desconto nas mensalidades para diversos cursos em parceria com milhares de instituições em todo o país. Há bolsas para graduação, pós-graduação, cursos técnicos, de idiomas, educação básica e preparatórios para vestibulares.  

Para conquistar uma bolsa pelo programa não é necessário ter nota do Enem ou comprovar renda. Basta acessar o site e conferir as oportunidades disponíveis na sua região. 


Assuntos Relacionados