Sarto anuncia balanço da Operação Asfalto em Fortaleza; veja vias que receberam melhorias

De abril até hoje, foram requalificadas 733 vias de Fortaleza, segundo a Prefeitura

Escrito por Redação ,
Via de Fortaleza com carros passando
Legenda: Os serviços de requalificação das vias de Fortaleza incluem, além do recapeamento, limpeza de calçadas e melhorias na sinalização
Foto: Kiko Silva/Prefeitura de Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou, nesta quinta-feira (4), que, do último mês de abril até hoje, 733 vias públicas da Cidade foram requalificadas com serviços de recuperação asfáltica, recapeamento e sinalização. O balanço parcial da "Operação Asfalto" foi divulgado em coletiva de imprensa, no Paço Municipal.

A meta do Executivo municipal é chegar, em 100 dias, a 1,2 mil vias requalificadas. "Em 35 dias, a gente conseguiu executar além dos serviços de recuperação asfáltica, fazendo varrição, sinalização horizontal, recuperação das ciclofaixas e iluminação em luz branca. Vamos concluir a nossa operação em menos de 100 dias. Se sua rua ainda não foi alcançada, pode ter certeza que, nesses dias, vai estar chegando", garantiu o prefeito na coletiva.

Os trabalhos foram intensificados após a quadra chuvosa. "De 1º de abril a 3 de julho, a gestão municipal realizou a recuperação asfáltica em 453 ruas, o que representa 379.776,46 m² de asfalto", contabilizou a Prefeitura. Entraram no rol de vias requalificadas as avenidas Pontes Vieira, Odilon Guimarães e Coronel Matos Dourado (Perimetral).

Outras 26 vias estão, atualmente, recebendo os serviços. Além destas, 280 ruas, sendo 40 vias principais e 240 secundárias, receberam serviços de recapeamento total, com cerca de 90 km² recuperados. Neste mês, ainda, os trabalhos seguem em corredores como as avenidas Augusto dos Anjos e Silas Munguba e a rua Cônego de Castro.

Veja também

Trabalhos em junho

Só no último mês de junho, ao menos 17 vias principais da Cidade foram recapeadas, entre elas, as avenidas Oliveira Paiva, Deputado Paulino Rocha, Sargento Hermínio, Gomes Brasil e Contorno do Sul, além das ruas Barão de Sobral, Pedro Pereira, Barbosa de Freitas e Francisco Holanda.

A Operação Asfalto é executada pelas secretarias municipais da Gestão Regional (Seger) e Conservação e Serviços Públicos (SCSP). 

Veja também

Renovação de sinalização

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), já foi revitalizada a sinalização de 61 m² de vias recapeadas pela Operação Asfalto. Os trabalhos têm sido feitos prioritariamente à noite, para evitar transtornos para motoristas. Estão incluídos nos serviços melhorias das faixas de pedestre e de retenção, das linhas divisórias de fluxo e de outras implantações que disciplinam o tráfego.

Além disso, 11,3 mil m² de sinalização também foram revitalizados nas avenidas Governador Raul Barbosa, Augusto dos Anjos, Carneiro de Mendonça, Barão de Studart, Antônio Sales e Juscelino Kubitschek.

Outros trabalhos

A Operação Asfalto também conta com reforço nas ações de zeladoria das ruas e avenidas contempladas, como capinação, varrição e recolhimento de resíduos sólidos. Segundo a Prefeitura, de janeiro a maio deste ano, o Executivo municipal recolheu mais de 22 mil toneladas de resíduos em 45 ações de limpeza em canais e quatro lagoas, além de limpeza em 2,2 mil "bocas de lobo".

Também foi reforçado o serviço de manutenção dos pontos de iluminação na Cidade. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados