Na reta final, Sarto entrega obras em sete regionais e quer usar intervenções como trunfo

Pré-candidato à reeleição, o prefeito só tem até sexta-feira (5) para participar de inaugurações

Legenda: Na última terça-feira, o prefeito convocou uma turma de 266 profissionais homologados no concurso da Saúde
Foto: Divulgação

Na reta final do prazo estabelecido pela Legislação Eleitoral para a participação em inaugurações de obras públicas, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), pré-candidato à reeleição pelo PDT, tem agenda cheia até a noite de sexta-feira (5) com entregas de intervenções da Prefeitura. 

Só nesta semana, as obras inauguradas estão em, pelo menos, sete regionais diferentes da Cidade. São três novos postos de saúde, nos bairros Jardim América, Rodolfo Teófilo e Papicu, um centro de educação infantil e, principalmente, a entrega da primeira etapa da requalificação da Praia de Iracema. 

Em busca da reeleição, o prefeito enfrenta um cenário político diferente da eleição de 2020, quando foi eleito para suceder o correligionário Roberto Cláudio. Com um conjunto de apoios partidários menos robusto agora, o pedetista aposta pesado nas entregas da gestão nos últimos três anos como trunfo a ser mostrado à população na corrida pelo voto. 

Com chapas de pré-candidatos a vereador montadas com perspectiva de eleger mais da metade dos vereadores de Fortaleza, segundo lideranças do projeto, a coligação que irá endossar o nome de Sarto ao Executivo ainda bate cabeça para melhorar o tempo de propaganda em rádio e TV para que o gestor possa expor os projetos em andamento. Isso irá demandar articulação política. 

Restrições da legislação 

A Legislação Eleitoral veta a participação de gestores e outros pré-candidatos em eventos de inauguração de obras públicas nos três meses que antecedem a eleição. Há ainda restrições sobre remoção de servidores públicos e repasses de recursos dos governos estaduais e federal para os municípios. 

Em meio à campanha eleitoral, a gestão pública continua, mas há restrições para os eventos públicos. 

Ainda neste mês, no dia 20, começa a contar o prazo para as convenções partidárias, em que os partidos deverão apresentar formalmente seus candidatos.