Manchas de óleo são encontradas em praias de Fortaleza e Aquiraz
Especialistas do Labomar colheram o material e realizaram testes, descobrindo se tratar de substância similar ao óleo de lavagem de tanques
Trechos das praias do Futuro, em Fortaleza, e do Presídio, em Aquiraz, na Região Metropolitana, registraram a presença de manchas de óleo nessa terça-feira (16). A substância pode ser óleo de lavagem de tanques, segundo análises feitas pelo Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Ao serem notificados do caso, os pesquisadores foram ao local, na manhã desta quarta-feira (17), e fizeram a retirada de 870 gramas para averiguar a natureza do material.
Conforme o professor Rivelino Cavalcante, o grupo se concentrou na região da Praia do Futuro perto do Posto 1 dos Bombeiros.
Veja também
"Encontramos em torno de 870 gramas em uma distância de 500 metros, é uma quantidade considerável de óleo", afirmou o docente.
Após o recolhimento e testes no laboratório, confirmaram que a substância era óleo.
"Parece óleo de lavagem de tanques, mas isso acontece normalmente em alto mar, mas acho que devido aos ventos e às correntes, desse período que é forte, esse material veio parar aqui".
O Diário do Nordeste entrou em contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) solicitando detalhes sobre a ocorrência, mas não recebeu retorno até a publicação da matéria.